Novos formatos para o varejo: como atrair clientes no pós-pandemia

02.10.2020 - Luana Rodrigues

Foto: Reprodução
Webinário foi promovido pela mostra italiana Expo Rivah Schuh
Varejistas em todo o mundo estão buscando novos incentivos para se conectar com os consumidores. Isso acontece à medida em que a experiência de compra continua a evoluir e leva cada vez mais em consideração as demandas dos clientes. O assunto foi debatido nesta semana em um webinário promovido pela mostra italiana Expo Riva Shuh. O Jornal Exclusivo acompanhou o debate, que explorou novas maneiras de envolver os clientes e destaca algumas experiências de varejo.

Participaram Maria Eugênia Errobidarte, consultora sênior WGSN Mindset, e Enrico Cietta, economista e CEO da Diomedea. Segundo eles, o mundo está movido por uma nova onda de solidariedade, composta por momentos importantes de empatia, compaixão e instabilidade. Tudo isso está refletindo nos hábitos de consumo e na forma como os clientes buscam ser atendidos, seja no ambiente on-line ou físico.

Sobre experiência de compra, Enrico Cietta citou o Brasil que ainda aposta na figura das revendedoras. Conforme o economista, elas são responsáveis por uma performance de vendas melhor do que o tradicional atendimento em lojas de departamento, por exemplo. “O cliente se sente mais próximo do produto e estabelece com a revendedora uma relação de confiança”, explica ao destacar que o varejo precisa estar atento para valores considerados imateriais.

A mudança pelo qual o mundo tem passado, por conta da pandemia do novo coronavírus, tem causado impacto nas estratégias de venda. A dica de Maria Eugênia é adaptar os ambientes físicos das lojas para que os consumidores sintam-se seguros, especialmente porque, na opinião da consultora, o distanciamento social fará parte da rotina por um grande período. “É preciso criar novos espaços para os clientes que frequentam as lojas, mas também é muito importante que a experiência de compra on-line simule o que se encontra no físico”, orienta.

Ela apresentou alguns exemplos de empresas que já se adequaram à nova realidade, citando a H&M. Por lá, o cliente que está esperando para entrar na loja, tem à sua disposição um painel eletrônico que mostra quantas pessoas estão dentro do local e quanto tempo falta para que ele possa entrar no estabelecimento. As marcações de distanciamento no chão, segundo a consultora, também são uma regra que deve ser observada agora e no pós-pandemia.

Outra sugestão de Maria Eugência para os varejistas é apostar em ambientes mais clean, extremamente limpos, sem acúmulo de produtos nas prateleiras e valorizando itens essenciais. Já na internet, a dica é investir em tecnologia para que os clientes tenham experiências individualizadas e diferenciadas.

O webinário foi promovido pela mostra Expo Riva Shuh, que será realizada entre 11 e 14 de dezembro, em Riva del Garda, na Itália.

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