Especialista explica como alavancar vendas no varejo on-line por meio da multicanalidade

01.09.2020 - Redação Jornal Exclusivo

Aumentar a exposição dos produtos e o volume de vendas on-line é o que mais desejam os lojistas. Em painel na última SGPWeb Conference, evento que reuniu os principais players do varejo digital, Fernando Schumacher, CEO da startup Conecta Lá (Florianópolis/SC), mostrou que o investimento na multicanalidade é passo fundamental para que empreendedores alavanquem seus negócios.

Ampliar os canais de vendas permite com que o lojista tenha “jogo de cintura” para trabalhar (e, por consequência, aumentar) a exposição de seus produtos, claro, uma vez vinculados a ferramentas que permitam gestão detalhada e uma visão estratégica da divulgação. Essa multicanalidade pode resultar no aumento da taxa de conversão de outros canais, acelerando o faturamento e o giro de estoque do vendedor on-line.

Essa movimentação, no entanto, não significa necessariamente grande aumento no dispêndio de recursos. Além do aumento da audiência de seu produto compensar o investimento em diferentes canais, algumas plataformas oferecem variedade de serviços e cobertura de custos (como logística). “Esse aumento no faturamento também acresce no seu poder de compra. Uma vez comprando mais do seu fornecedor, você também reduz custos, o que te possibilita um ganho de margem. Parece algo simples, mas o impacto no seu negócio é enorme. Você ampliando seus canais, você fortalece sua marca, o cliente te encontra em vários canais diferentes (redes sociais, e-commerce, marketplace). Dentro do próprio marketplace é possível operar a multicanalidade”, sinaliza Schumacher.

Ambiente e vantagens do marketplace

Entre as vantagens, destacadas pelo especialista, dentro do ambiente dos marketplaces estão: ações de logística por correios e transportadoras; contratação de frete pelo sistema; módulo de faturamento, com permissão para emissão de nota fiscal; relatório com previsão de recebíveis (ideal para fluxo de caixa); sistema de conciliação de pagamentos; pagamentos sete dias após os repasses dos marketplace; ferramenta de BI embarcada; criação de relatórios gerenciais; catalogação dinâmicas; entre outras possibilidades.

“É um processo todo automatizado e totalmente on-line, e os marketplaces entenderam que o que a gente construiu aqui tem muito valor, tem muito peso para o lojista. Conseguimos colocar os produtos em campanhas que somente o relacionamento com marketplaces conseguiriam. Essa exposição, fruto também da multicanalidade, vale muito para o empreendedor, pelo difícil acesso. Tudo isso por um só sistema, com gestão ampla, com enriquecimento de dados e catalogação dinâmica”, afirma Schumacher.

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