Investir em e-commerce ajuda a conquistar e fidelizar clientes, destaca especialista

31.08.2020 - Redação Jornal Exclusivo

A pandemia causada pela Covid-19 “forçou” muitas empresas, em todos os setores, a migrarem para o on-line, para que pudessem continuar vendendo seus produtos e pudessem se adaptar a esse novo cenário. Dados apontados em junho pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), mostraram que entre março a maio deste ano foram abertos no Brasil 107 mil lojas on-line, o que equivale a mais de um negócio por minuto. Até então, eram abertas mensalmente 10 mil lojas. Muitas empresas adotaram esse novo caminho para amenizar a queda do faturamento ocasionada pela pandemia.

Especialistas afirmam que a mudança para vendas on-line já era algo esperado, porém a crise causada pelo coronavírus acelerou esse processo, o que contribuiu em uma transformação no comportamento de compra em todo o Brasil. Com mais pessoas em casa durante o isolamento social o tempo que elas ficam on-line aumentou muito, refletindo no crescimento das compras pela Internet. E essa conduta deve permanecer após a pandemia.

“O crescimento das vendas pelo e-commerce já era algo inevitável, porém tomou grandes proporções nos últimos meses. O que vem a mostrar que as empresas que não se adaptarem a esse novo formato de negócio para conquistar os clientes realmente ficarão para trás, pois já há uma grande demanda de público interessado na compra digital”, avalia César Marcondes, CEO da agência especializada em Marketing digital Distrito Digital (São José do Rio Preto/SP).

Como fidelizar esse cliente digital?

Marcondes explica que o primeiro passo para quem busca vender na Internet é fazer uma análise completa do negócio. Verificando principalmente se há:

Estoque para atender a demanda: É necessário ficar atento com os produtos mais procurados para poder suprir a demanda e não faltar mercadoria;

Logística dos produtos: É necessário oferecer opções de competividade, principalmente em relação ao frete. Lembrando ainda que é possível trabalhar com o delivery, já que é algo que cresceu exponencialmente durante a pandemia, por isso vale investir nesse serviço;

Atendimento ao cliente: Ao oferecer um canal de comunicação para responder dúvidas, solucionar problemas e estar presente, o retorno da resposta deve ser rápida e eficaz para gerar uma oportunidade de atrair e fidelizar o cliente;

Clareza das informações: Ao divulgar um produto coloque o máximo de informação no descritivo, como tamanho, cor, valor, etc. Quanto mais dados sobre o produto, maior a possibilidade de venda.

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