Fabricante brasileira de calçados e artigos esportivos suspende atividades na Argentina

17.04.2024 - Michel Pozzebon

A intensificação da crise política e econômica na Argentina fez com que a fabricante de calçados e artigos esportivos Cambuci (São Roque/SP), dona da marca Penalty, anunciasse, recentemente, a suspensão temporária de suas operações no país a partir da subsidiária Penalty Argentina S.A.

A empresa brasileira informa que a operação na Argentina ficou inviabilizada, também, pelos atrasos nas liberações de licenças de importação e pelo prazo de pagamento de importações fixado em 180 dias, "que tornaram ainda mais complexo o ambiente de negócios".

Intensificação da crise argentina

No documento, em que apresenta os resultados do quarto trimestre de 2023, a Cambuci explica que "no decorrer do ano passado, a crise econômica e política em curso na Argentina se intensificou, trazendo ainda mais instabilidade e incerteza. A inflação oficial, medida pelo Índice de Preço ao Consumidor (IPC) registrou avanço de 211,4% no período e a moeda argentina sofreu uma forte desvalorização frente ao dólar".

A Cambuci esclarece que durante todo o ano de 2023 "buscou adequar sua estrutura de custos a essa situação mais adversa, através da redução de pessoas, corte de despesas, redução de estoques e liquidação de dívidas".

Plano de suspensão temporária das operações

Durante o quarto trimestre do ano passado, com a deterioração adicional do cenário econômico argentino, em que o mercado experimentou uma forte retração do consumo em reação as incertezas políticas e econômicas e com a ameaça cada vez mais real de uma maxidesvalorização cambial do peso argentino, a Cambuci colocou em curso um plano de suspensão temporária de novas operações comerciais na Argentina a fim de reduzir ao máximo os efeitos adversos adicionais.

No comunicado de resultados, em relação à operação na Argentina, a Cambuci explica que os estoques remanescentes foram faturados, as dívidas liquidadas e os contratos de trabalho vigentes encerrados, delegando a um escritório local, integrante de um grupo que opera em 150 países, os serviços de outsourcing administrativo, contábil e tributário. "Com esse movimento, o custo de manutenção da sociedade é drasticamente reduzido, até que o cenário econômico e político se mostre mais receptivo à retomada das operações comerciais", diz a empresa.

Matérias relacionadas

VíDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.