Maior fabricante brasileira de calçados esportivos supera R$ 3 bilhões em faturamento

15.03.2024 - Michel Pozzebon

Mesmo diante de um cenário macroeconômico adverso, a Vulcabras (Jundiaí/SP), maior fabricante de calçados esportivos do Brasil, registrou um faturamento recorde de R$ 3,2 bilhões em 2023, crescimento de 11,5% na comparação com 2022. No ano passado, a companhia, gestora das marcas Olympikus, Mizuno e Under Armour, alcançou o melhor resultado de sua história e completou 14 trimestres consecutivos de crescimento de receita, com lucro líquido recorrente de R$ 144,7 milhões nos últimos três meses do ano (4T23), alta de 18,5% em relação a igual período de 2022. Já, a receita líquida totalizou R$ 791,3 milhões, incremento de 7,1% na comparação anual.

A margem bruta é de 41,7% no ano de 2023, aumento de 4,7 pontos percentuais (p.p.) em referência à margem do ano de 2022. O EBITDA (Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização) recorrente aumentou 31,2% versus o resultado apresentado em 2022, chegando a R$ 639,1 milhões.

No comunicado "Apresentação de Resultados 4T23", a Vulcabras destaca que o "desempenho recorde observado em 2023 consolida o melhor ano da história" da empresa, "resultado do mix de marcas complementares e conhecimento de mais de sete décadas na construção de marcas, somado ao seu modelo de negócio verticalizado e 100% focado no segmento esportivo, que converte em eficiência e margens robustas".

Foto: Divulgação/Vulcabras.
Divulgação/Vulcabras
Fábrica da Vulcabras, em Horizonte/CE

R$ 670 milhões de receita na divisão de calçados

A divisão de calçados cresceu no 4T23 acompanhando o "excelente ritmo" de crescimento das suas três marcas, que ao longo do ano conquistaram o mercado, premiações importantes e a opinião pública. A receita líquida da divisão de calçados foi de R$ 670,6 milhões, crescimento de 7,8% em relação ao mesmo período de 2022.

A marca própria Olympikus segue alavancando o faturamento da companhia, com a sua linha de produtos da Família Corre, voltada à alta performance, puxando o crescimento da categoria de running performance que, hoje, responde por 15% da receita da marca.

Mizuno, que completou recentemente três anos sob a gestão da Vulcabras, mais que dobra o seu tamanho desde a aquisição, resultado da expansão da sua atuação na categoria de running alta performance com o lançamento de uma coleção de calçados esportivos de performance desenvolvida e produzida localmente pela empresa, explorando novas faixas de preço.

Under Armour manteve seu crescimento com a estratégia de focar nas categorias de treino e basquete, conquistando cada vez mais as academias e as quadras de basquete brasileiras.

Foco nos calçados esportivos

Diante do resultado histórico registrado no ano passado, o CEO da Vulcabras, Pedro Bartelle, afirma que o objetivo é ficar com esse nível de margens e que ganhos adicionais podem ocorrer, mas que é mais difícil prever o ritmo dos últimos dois anos, em que a companhia “colheu os resultados de sua mudança de estratégia” – empresa licenciou, em setembro de 2020, a produção e a comercialização dos produtos da marca de calçados femininos Azaleia para a Grendene e passou a se concentrar nos esportivos.

“Vamos manter os investimentos. Estamos ampliando a linha de performance da Olympikus, com o lançamento do Corre Supra (tênis com placa de carbono voltado para velocidade) e começando a produção de chuteiras da Mizuno. Na linha Under Armour, estamos investindo em uma linha mais militar, que seria produtos voltados para esporte de aventura”, destaca.

Manutenção do desempenho histórico

Bartelle reforça que o "desempenho histórico" em 2023 "é resultado da decisão estratégica, de além de se especializar no esportivo, dos investimentos realizados ao longo dos últimos cinco anos, os quais permitiram avanços importantes em frentes complementares, como novas marcas, categorias, divisões e canais". Para este ano, o CEO acrescenta que "além da manter esse nível, vamos explorar novas avenidas de crescimento, de forma a crescermos apoiados nas nossas fortalezas, com foco no esportivo, complementariedade do mix de marcas, ampliação em novas categorias, investindo cada vez mais em tecnologia e inovação e tendo como principal diferencial o nosso modelo de negócios verticalizado de ponta a ponta”.

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