Entidades avaliam positivamente a 47ª Fimec

15.03.2024 - Ana Paula Figueiredo

Na tarde de ontem, 14, último dia da 47ª Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (Fimec), ocorreu a coletiva de imprensa no Lounge das Américas, nos pavilhões da Fenac (Novo Hamburgo/RS).

Para o diretor-presidente da Fimec, Marcio Jung, a mostra cumpriu seu objetivo. “Entregamos uma grande feira, organizada dentro das expectativas dos expositores. No primeiro dia houve menos visitantes que no ano passado, mas no segundo teve mais público. Tivemos muitos visitantes estrangeiros, com destaque em maior número para os vindos de Buenos Aires e Córdoba, e esse retorno da Argentina é fundamental para nós”, salientou.

Questionado sobre o grande número de asiáticos presentes no evento, Jung diz que o número não representa 10% da área de exposição. “É natural que venham já que produzem mais do que nós. Mas, tivemos pouco estrangeiros, de 400 expositores eram 80 no total. Somos o centro da produção da América Latina e muitos vêm buscar representantes para vender seus produtos.”

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os setores do couro, calçados e afins (Abrameq), André da Rocha, também avaliou como positiva a participação de expositores e visitantes. “Foi uma feira de bastante movimento, temos visto mais visitantes relacionados ao couro, e o cliente veio com a ideia de fazer networking”, destacou, e comentou que mais de 80% do couro brasileiro é exportado para atender os setores moveleiro, de automóveis e de calçados.

“Fora da Ásia somos o principal mercado. A Fimec é uma das três principais feiras do setor no mundo. Entendemos que isso demonstra toda a força que a feira tem”, avaliou o o presidente do Conselho de Administração da Fenac, Marlos Schmidt.

Foto: Ana Paula Figueiredo/GES-Especial.
Ana Paula Figueiredo/GES-Especial
Avaliação da feira ocorreu na coletiva de imprensa nesta tarde de quinta (14)

Fábrica conceito

Já tradicional na Fimec, a Fábrica Conceito mais uma vez trouxe ao público a apresentação de todo o processo de fabricação de calçados em tempo real, e pela primeira vez a produção de bolsas. Com realização da Fenac, Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) e Coelho Assessoria Empresarial, o projeto reúne no mesmo espaço empresas expositoras, fornecedores de matéria-prima até sistemas de gestão e controle da produção.

Conforme o presidente-executivo do IBTeC, Valdir Soldi, a Fábrica Conceito sempre traz um diferencial para a feira, atraindo público significativo. “Nesta edição tivemos a participação de 90 estudantes da Escola do Calçado Senai, e até um robozinho carregando caixas feito pelos estudantes de Mecatrônica do Senai. Ano que vem traremos mais soluções sustentáveis”, adiantou.

Pacto Calçadista

Na ocasião foi divulgado o Pacto Calçadista, que visa proporcionar foco na união, colaboração e conexão de todos os agentes do cluster calçadista dos Vales do Sinos e Paranhana. A iniciativa é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e já conta com a participação de quase 100 lideranças do setor, tendo como objetivo o crescimento e desenvolvimento do setor por meio de estratégias e propósito comum. O Pacto tem quatro eixos estratégicos: Comunicação, Governança, Marketing e Internacionalização e Pessoas, Produtos e Processos. “Uma preocupação que temos é executar as ações, queremos aumentar esse pacto cada vez mais”, disse a gestora de Projetos do Sebrae, Carolina Rostirolla. Mais detalhes em @pactocalcadista.

A próxima Fimec será realizada de 18 a 20 de março de 2025, na Fenac, em Novo Hamburgo. 

 

Matérias relacionadas

VíDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.