Nike anuncia demissão de 1,7 mil funcionários

16.02.2024 - Michel Pozzebon

A gigante norte-americana dos calçados e artigos esportivos Nike comunicou, nesta sexta-feira, 16, que vai demitir cerca de 2% do seu quadro de colaboradores, ou seja 1,7 mil funcionários. Com a medida anunciada diante de vendas fracas em seus principais mercados (Estados Unidos, China e Europa), a empresa pretende cortar US$ 2 bilhões em custos pelos próximos três anos e reduzir linhas de produtos.

“As ações que estamos tomando nos colocam na posição de dimensionar corretamente nossa organização para buscar nossas maiores oportunidades de crescimento”, disse a Nike em comunicado divulgado nesta sexta-feira, 16.

Em um memorando da Nike, obtido pela Bloomberg News, a empresa explica que as demissões ocorrerão em duas fases. A primeira fase começou nesta sexta-feira, 16, e se estenderá até a próxima semana, enquanto a segunda rodada será concluída até o fim do quarto trimestre da companhia.

De acordo com o seu último relatório anual, a Nike empregava cerca de 83.700 pessoas em todo o mundo até 31 de maio de 2023.

Mudança de comportamento de consumo

Em dezembro de 2023, a Nike cortou sua projeção comercial por demanda instável, diminuiu previsão de receitas e anunciou cortes de custos num contexto mundial de redução de vendas e de mudança de comportamento de consumo - consumidores estão trocando as compras de tênis de valores mais elevados por bens básicos e experiências como shows e viagens. Além disso, a gigante esportiva também enfrenta a concorrência de marcas emergentes como Hoka e On.

Ao apresentar os últimos resultados financeiros da empresa no fim do ano passado, o diretor financeiro da Nike, Matt Friend, disse que a sua perspectiva menos otimista refletia “indicações de um comportamento mais cauteloso do consumidor em todo o mundo”, além de mencionar o “aumento dos ventos contrários na China e na Europa”.

Matérias relacionadas

VíDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.