Micam: pequenos e médios fabricantes do RS estreiam na maior feira de calçados do mundo

12.09.2023 - Michel Pozzebon

Na próxima semana, o Três Coroas Shoes, projeto que reúne e apoia pequenos e médios fabricantes de calçados da cidade do Vale do Paranhana, no Rio Grande do Sul, fará sua estreia na Micam Milano, considerada a maior feira do setor calçadista no mundo. Sete marcas integrantes da iniciativa, capitaneada pelo Sindicato das Indústrias de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas (Sictc), estarão em um estande coletivo de 84 metros quadrados na 96ª edição da mostra, que ocorre entre os dias 17 e 20 de setembro, nos pavilhões do centro de exposições Fiera Milano Rho, em Milão, na Itália.

O executivo comercial do Sictc e coordenador do Três Coroas Shoes, Juliano Mapelli, observa que enquanto que algumas empresas do projeto farão sua estreia na Micam Milano, outras já participaram da feira de forma individual. "A perspectiva para esta participação é muito positiva visto a representatividade da Micam Milano e todo o movimento que ela provoca. O evento proporciona abertura de novos mercados, prospecção de clientes e até mesmo o estreitamento do relacionamento com parceiros que a empresa já tem", comenta.

Na avaliação de Mapelli, a primeira participação do Três Coroas Shoes na Micam Milano representa um "marco" para o projeto criado em 2015. "Em termos de importância não há o que falar da feira, justamente por se tratar da maior mostra do setor calçadista e, especialmente, por reunir os principais fabricantes e compradores de calçados no mundo. Então, é bastante significativo para nós estarmos entre as mais de 1,2 mil empresas expositoras deste evento global", destaca o executivo comercial do Sictc.

Foto: Micam Milano/Divulgação.
Micam Milano/Divulgação
Micam Milano reúne, em média, 1,2 mil expositores de 30 países

Ultrapassando fronteiras

A estreia na Micam Milano será a terceira participação do Três Coroas Shoes em uma feira no exterior, visto que o projeto esteve presente nas duas últimas edições da Expo Riva Schuh – principal feira internacional dedicada a calçados e artigos de couro em nível global e que ocorre semestralmente na cidade de Riva Del Garda, também na Itália.

“Estas ações na Europa e principalmente, agora na Micam Milano, mostram justamente a consolidação desta ação e a maturidade que o Três Coroas Shoes tem em conseguir ultrapassar as fronteiras do Brasil e levar estas empresas para o mundo, sem deixar que elas percam a essência do projeto, que é agregar valor para as marcas”, comenta Mapelli.

Números de uma gigante setorial

Promovida pela Associação Italiana das Indústrias de Calçados (Assocalzaturifici na sigla em italiano), a Micam Milano apresenta 1,7 mil coleções de calçados. A mostra ocorre duas vezes por ano, nos meses de fevereiro e setembro, em uma área de 60 mil metros quadrados no Fiera Milano Rho, reunindo 1,2 mil empresas expositoras de 30 países – quase metade destes expositores são italianos. A mostra recebe, em média, 45 mil visitantes de 130 nações.

“A Micam Milano confirma o seu papel como vitrine privilegiada de promoção de novas coleções. Ao mesmo tempo tempo, é também uma oportunidade decisiva para fazer negócios e estabelecer contatos comerciais tangíveis”, diz a organização em nota.

Matérias relacionadas

VíDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.