Concurso que apresenta soluções sustentáveis para a indústria da moda divulga vencedores

04.09.2023 - Redação Exclusivo

O ecoAR, concurso que apresenta soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios do setor da moda, divulgou, no dia 30 de agosto, os vencedores da sua primeira edição. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Cultura, voltada a estudantes, profissionais e demais interessados, teve 257 projetos inscritos em duas categorias: Produto, que contou com as subcategorias Matéria-Prima e Processos; e Pós-Consumo, subdividida em Reaproveitamento de Materiais e Reinserção no Processo Produtivo.

Suelen Joner, head de Sustentabilidade e D&I da Arezzo&Co (Belo Horizonte/MG), maior "house of brands" de moda do Brasil e patrocinadora do ecoAR, observa a importância do concurso para a indústria da moda. “É difícil encontrar soluções que atendam a necessidade da indústria e que sejam viáveis ao mesmo tempo, assim como alternativas para o desafio do pós-consumo da moda. Com o concurso, pudemos identificar ideias inovadoras que podem ser trabalhadas para ganhar escala”, destaca.

Foto: Divulgação.
Divulgação
Vencedores do ecoAR foram conhecidos no dia 30 de agosto

Vencedores:

Categoria: Produto
Subcategoria: Matéria-Prima
Vencedor: Beto Bina
Projeto Agrofloresta Têxtil

Categoria: Produto
Subcategoria: Processos
Vencedor: Siohudi Paulino de Lima
Projeto Manicolor Corante têxtil à base de casca de mandioca

Categoria: Pós-Consumo
Subcategoria: Reaproveitamento de Materiais
Vencedor: Arthur César Silva de Assis Santos
Projeto: Bruk

Categoria: Pós-Consumo
Subcategoria: Reinserção no Processo Produtivo
Vencedor: Suzana Barreto Martins
Projeto Banco de Residuos Têxteis

Prêmios

Os projetos vencedores receberam prêmio no valor de R 10 mil cada. Além disso, também ganharam troféu, certificado de participação, e terão seus trabalhos publicados em um livro e participarão de duas exposições.

Comissão avaliadora

A comissão julgadora do concurso foi formada por Suelen Joner, head de Sustentabilidade e D&I da Arezzo&Co e curadora da premiação; Rony Meisler, CEO da AR&Co; Luanna Toniolo, CEO da TROC, plataforma de second hand; e Luiz Carlos Robinson, professor e consultor de sustentabilidade.

Matérias relacionadas

VíDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.