Calçados Beira Rio vai investir R$ 30 milhões em expansão

08.03.2023 - Michel Pozzebon | Exclusivo

A Calçados Beira Rio S/A (Novo Hamburgo/RS) anunciou nesta segunda-feira, 6, ao Exclusivo, que vai investir R$ 30 milhões em expansão industrial no Rio Grande do Sul. O valor será aplicado em obras civis na ampliação da filial 23, localizada em Sapiranga/RS, bem como na aquisição de equipamentos para a unidade. As informações foram confirmadas pelo presidente da companhia, Roberto Argenta.

A filial 23, inaugurada em 2010 e com 10,5 mil metros quadrados, terá a sua estrutura ampliada em cerca de 600 metros quadrados para a implantação da área de corte de matéria-prima - material que é enviado posteriormente para empresas terceirizadas costurarem e montarem o calçado, que enviam o produto final para que a filial 23 faça a expedição ao varejo. As obras devem começar nos próximos meses e o prazo para conclusão é previsto para o começo do segundo semestre de 2024. "A melhoria da qualidade dos nossos produtos passa por estes investimentos, sejam eles em infraestrutura, aquisição de equipamentos e qualificação de colaboradores e terceirizados", afirma.

Foto: Divulgação.
Divulgação
Área de corte de matéria-prima será implantada em Sapiranga

Com a ampliação da unidade, a Calçados Beira Rio vai abrir 150 postos de trabalho, que se somam aos 300 colaboradores já empregados diretamente na filial. A companhia conta com outras duas unidades localizadas em Sapiranga. Ao todo, a empresa gera na cidade gaúcha cerca de 1,3 mil empregos diretos, sendo a principal empregadora do município e responsável por quase 20% do valor adicionado - principal componente para a formação do índice de retorno do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ao município.

"Sapiranga é uma cidade estratégica para a nossa operação e especificamente nesta unidade (filial 23) temos a distribuição de matéria-prima e acompanhamento de terceiros, revisão de qualidade e expedição. A inclusão da área de corte nesta filial nos permitirá ganhos logísticos importantes", sustenta Argenta.

Perspectivas e estrutura operacional

Para o segundo semestre, com a perspectiva de incremento positivo na demanda de mercado e de consumo, além do novo setor de corte na filial 23, a empresa estima um aumento na produção (gerada pelas unidades de Sapiranga) de atuais 80 mil para 100 mil pares/dia. A companhia conta com 11 fábricas (todas no Rio Grande do Sul), gera 25 mil postos de trabalho, destes 9,9 mil diretos (64% deles ocupados por mulheres, remuneradas por função e não por gênero).

Em fevereiro, o ecossistema produtivo da calçadista contava com 384 ateliês (empresas terceirizadas). A Calçados Beira Rio possui oito marcas (Beira Rio, Moleca, Vizzano, Modare Ultraconforto, Molekinha, Molekinho, Actvitta e BR Sport), exporta para 97 países e seus produtos estão em lojas de 26 mil clientes.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.