A Nike está processando a marca japoensa de moda A Bathing Ape, mais conhecido como Bape, por cópia de design de calçados. A gigante esportiva norte-americana entrou com uma ação judicial federal nos Estados Unidos por violação de marca registrada nos modelos de sneakers Nike Air Force 1, Air Jordan 1 e Nike Dunk.
"O atual negócio de calçados da Bape gira em torno da cópia dos designs icônicos da Nike”, diz a marca esportiva americana no processo judicial.
O documento também mostra casos de cinco dos produtos de calçados mais vendidos da Bape – Bape STA, Bape STA Mid, SK8 STA, Court STA High e Court STA –, que são "cópias quase literais" dos tênis da Nike relacionados no lead desta matéria. Veja abaixo as comparações dos designs dos produtos anexados no processo judicial:
Segundo a Nike, o primeiro calçado da Bape que viola a sua marca registrada foi introduzido no mercado americano em 2005. Este tipo de prática, ainda conforme a gigante esportiva, era comum ao longo dos 15 anos em que a etiqueta japonesa esteve presente nos Estados Unidos.
Antes de ingressar com a ação judicial, a Nike informa que notificou a Bape, por várias vezes. No entanto, a etiqueta japonesa seguiu violando a marca registrada da companhia americana.