A série Feed de Mercado dá sequência ao projeto Calçado & Carreira. Capitaneado pelo Jornal Exclusivo e Orisol do Brasil, apresenta cases inspiradores e valoriza os profissionais que fazem a diferença no setor calçadista, tanto no mercado nacional como internacional.
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Ademar é natural da cidade de Araújos/MG, município que integra o polo calçadista de Nova Serrana e que está localizada a 160 km de Belo Horizonte/MG ou a duas horas e meia de carro da capital mineira. Justamente, o ingresso do agora empresário no setor calçadista foi pelo calçado ser uma das principais atividades econômicas da região em que vive. "Ingressei na indústria calçadista devido à influência da atividade econômica local que gira em torno do calçado, não tive influência pessoal de ninguém", comenta.
A empresa que viria a se tornar a Lynd Calçados foi criada há quase 25 anos na garagem de 30 metros quadrados dos pais dos sócios de Ademar, os irmãos Ricardo e Ronaldo Lacerda - atualmente preside o Sindicato Intermunicipal da Indústria do Calçado de Nova Serrana (Sindinova). Ademar e Ronaldo agregaram conhecimento das linhas de produção no novo empreendimento próprio, enquanto que Ricardo se especializou nos procedimentos administrativos.
A passagem de Ademar e de Ronaldo por fábricas calçadistas anteriormente à abertura da Lynd possibilitou firmar laços estreitos com vendedores de calçados e com o mercado calçadista. Eram eles quem levavam as amostras produzidas na garagem para outras cidades e anotavam os pedidos dos lojistas. As vendas eram feitas apenas sob encomenda. "Às vezes, os pedidos ultrapassavam a nossa capacidade de produção e chegávamos a fazer jornadas de trabalho de 14 horas em um dia", recorda Ademar.
A garagem funcionou como fábrica por cerca de dois anos, quando eram produzidos, em média, 36 pares por dia. Depois, foi a vez do quintal, espaço um pouco maior e com condições de comportar novas máquinas e funcionários. Mais três anos se passaram até a empresa alugar um galpão industrial, onde começaram, de fato, a produção dos calçados.
O negócio, então, decolou. Os números de produção, funcionários e faturamento da Lynd eram crescentes. Segundo Ademar, com três sócios na empresa, era mais fácil manter o controle sobre todas as áreas, o que se refletiu na qualidade do produto final.
O conhecimento, segundo Ademar, foi a chave para o desenvolvimento da expertise da Lynd na produção de calçados esportivos. "O conhecimento, sem dúvida alguma, é a base de tudo isso que conquistamos até agora. Sempre nos mantivemos atualizados sobre as tendências tanto aqui no Brasil quanto no exterior. A empresa é um grande laboratório, em que aprendemos a partir da tentativa e erro. Não existe receita de bolo pronta", contextualiza.
O empresário fala da difícil tarefa em atuar no nicho de calçados esportivos, um segmento altamente competitivo e com big players internacionais como Nike e Adidas. "É um grande desafio, e isso é o que nos move. Queremos sempre fazer o que há de melhor. Por isso buscamos parcerias sólidas para qualificar o nosso trabalho", observa. Neste contexto, Ademar ressalta que a Lynd tem investido em Marketing para tornar a marca mais conhecida no mercado. "E como diferencial temos um produto com excelente custo-benefício. Sabemos que não podemos 'vacilar', por isso estamos atentos e de olhos abertos para fazer sempre produtos competitivos", esclarece.
Sobre gerir a área industrial da Lynd, Ademar aponta a mão de obra, a capacitação e a retenção de talentos como os principais desafios. "São pontos chaves no processo", pontua, acrescentando que outro fator crucial é a estratégia. "Precisa de planejamento e um mínimo de previsibilidade para minimizar os riscos", comenta. Além disso, o empresário reforça que a relação com os fornecedores também se mostra desafiadora e fundamental. "Conhecer bem o seu negócio e suas condições para nos atender. A partir disso está estabelecida uma parceria. Claro, sempre existem problemas. Mas o importante é ter claras as suas condições de trabalho e exigências negociadas junto do fornecedor, e se possível trabalhar com empresas que tenham credibilidade no mercado", sinaliza.
Ademar salienta que o aumento nos custos produtivos na indústria calçadista, ocasionados especialmente pela alta nos preços das matérias-primas e da logística, tem feito empresários como ele repensar) os seus negócios constantemente. "A busca por eficiência é uma realidade inegável, o aumento dos custos em geral nos faz repensar o nosso processo constantemente, buscando melhorias que impactam diretamente no nosso custo. Mas nem sempre isso é possível e infelizmente temos que repassar todos esses aumentos, o que faz com que a competitividade aumente com empresas de grande porte", analisa o gestor.
Sobre o planejamento para 2023, quando a Lynd completa uma década de consolidação no mercado brasileiro e de seu projeto de expansão para o exterior, o gestor reforça o foco na modernização do parque fabril - são 16 mil metros quadrados de área construída, com capacidade de extensão para produzir 10 mil pares diários. "Estamos buscando sempre melhoria na parte de análise de processos, corrigindo e otimizando. Reforço aqui a importância da parceria com empresas competentes, que te ajudam a construir uma visão do futuro."
Ademar sustenta a importância da indústria brasileira estar atualizada. "Há quatro anos produzíamos outro segmento de calçados. Por essa resiliência, nos mantivemos no mercado produzindo uma média diária de 5 mil pares com grande padrão de qualidade. Devemos sempre estar prontos para a mudança", ressalta.