Porto Alegre recebe a 26ª edição do Inspiramais

18.07.2022 - Redação Jornal Exclusivo

Começa nesta terça-feira (19), o 26º Inspiramais, Salão de Design, Inovação e Sustentabilidade de materiais e insumos para as indústrias de calçados, confecções, móveis e bijuterias. O evento, que tem como tema Terra 2023_II e ocorre até quarta (20) no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre/RS, conta com a participação de 150 expositores. É esperada a visitação profissional de 5 mil pessoas.

A programação do Inspiramais inclui extensa programação de conteúdo e projetos especiais, tais como Conexão Inspiramais, Espaço Sustentabilidade, Hub de Inovação, Projeto Comprador e Preview do Couro.

Para participar do evento é preciso se inscrever pelo site oficial.

Conexão Inspiramais

O Conexão Inspiramais é um corredor repleto de materiais inovadores em design e tecnologia frutos de uma pesquisa que teve a sustentabilidade e a inovação como focos. “O espaço é uma espécie de guia de visitação ao salão, mostrando mais de mil referências e inspiração que serão vistas nos estandes”, menciona o coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais, Walter Rodrigues. 

Espaço Sustentabilidade

No Espaço Sustentabilidade, 17 empresas apresentam soluções inovadoras e sustentáveis. “As empresas expositoras do espaço devem apresentar inovações comprometidas com a evolução de processos e produtos na indústria que garantam competitividade com sustentabilidade”, avalia a curadora do projeto e consultora do Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais, Flávia Vanelli, ressaltando que a maioria das empresas do espaço apresentarão a composição de seus produtos visando uma maior transparência com o público.

Hub de Inovação

O Hub de Inovação conta com 32 micro e pequenas empresas, startups, associações, cooperativas e designers que desenvolvem materiais, produtos e soluções sustentáveis com impacto positivo para a moda e o design. Flávia destaca que o projeto tem o objetivo de identificar, apoiar e estimular inovações sustentáveis, com objetivo de oportunizar sua escala por meio da aproximação com a indústria do setor de moda e design. “Mais do que fornecedores, o hub é composto por parceiros de inovação em design para os desafios ambientais, atentos aos objetivos do desenvolvimento sustentável e as práticas ESG”, diz, ressaltando que é a participação recorde de empresas em todas as edições. 

Projeto Comprador

O Inspiramais conta com a participação de 38 grupos internacionais por meio do Projeto Comprador, realizado no âmbito do By Brasil Components, Machinery and Chemicals, uma parceria entre a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Estão confirmados compradores de grupos da Argentina, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Peru, Espanha, Portugal, Rússia e Índia, que, juntos, somam a produção de mais de 32 milhões de pares de calçados por ano. “São grupos com grande potencial e que buscam cada vez mais produtos brasileiros, não somente por fatores macroeconômicos, mas também pela qualidade e sustentabilidade presentes nos materiais verde-amarelos”, comenta o gestor de Mercado Internacional da Assintecal, Luiz Ribas Júnior.

Preview do Couro

O Preview do Couro é uma mostra com couros especialmente desenvolvidos com antecipação de tendências, compartilhando em primeira mão os detalhes da próxima edição do Inspiramais – neste caso, a temporada 2024_I. Quinze curtumes brasileiros participam desta edição.

“Com o tema Primal, a coleção reafirma o desejo de valorizar nossa origem, essência e legado para seduzir um consumidor que busca por atemporalidade, com couros que resgatam a naturalidade de acabamentos extremamente elegantes, insubstituíveis e originais, atrelados aos atributos de baixo impacto, sustentabilidade e durabilidade”, destaca Marnei Carminatti, um dos designers responsáveis pelo Preview do Couro.

O evento

O Inspiramais é uma promoção da Assintecal, em conjunto com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A realização é do programa By Brasil Components, Machinery and Chemicals e a parceria do Sebrae Nacional.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.