Rede varejista da Paquetá no Nordeste é negociada

28.06.2022 - Michel Pozzebon | Jornal Exclusivo

Foto: Rogerio Lima/Divulgação
Lojas da Esposende foram adquiridas pelo Grupo Dok
A Paquetá The Shoe Company (Sapiranga/RS), companhia que engloba operações de indústria e varejo de calçados e que está em recuperação judicial desde junho de 2019, vendeu a rede varejista multimarcas Esposende, com sede no Recife/PE. Quarenta e oito lojas e um centro de distribuição foram adquiridos pelo Grupo Dok - mesma empresa calçadista de Birigui/SP que nos anos de 2019 e 2020 comprou as marcas de calçados Dijean e Ortopé da Vulcabras e da Paquetá, respectivamente.

A aquisição da Esposende está dentro da estratégia do Grupo Dok de se consolidar como especialista no mercado calçadista. "Ampliando nossa participação agora também para o varejo. Este novo braço do grupo, com certeza, vem para agregar força e conhecimento sobre o ambiente de loja e dinâmica de vida do consumidor, fazendo com que, a cada dia, possamos estar mais próximos, mais preparados e velozes para atender a todas as demandas e necessidades deste público e contribuir de forma efetiva com nossos parceiros do varejo", afirma o diretor de negócios do Grupo Dok, Otávio Marcel Facholi. Segundo o gestor, a visão de consolidação, especialização e de futuro foram determinantes para a concretização do negócio.

Fachioli salienta que, neste primeiro momento, o foco está em fazer a transição da operação da Paquetá para o Grupo Dok. "Estamos mergulhando na operação, nos processos, nos fornecedores e na rotina das lojas para fazer uma transição suave e eficaz, para que assim, possamos o quanto antes, começar a rodar a operação integralmente como Grupo Dok", explica o gestor. Segundo ele, o nome Esposende e os empregos (previsto em contrato) serão mantidos.

Vendas e aquisições

Como está em recuperação judicial, a Paquetá necessitou de autorização da Justiça para vender a Esposende. A homologação ocorreu no dia 3 de junho pelo juiz Felipe Só dos Santos Lumertz, da 2º Vara Cível da Comarca de Sapiranga. Além disso, houve a publicação do negócio em edital, dando ciência aos credores.

A Paquetá acumula dívida estimada pelos administradores judiciais em R$ 428 milhões e tem cerca de 12 mil credores.

A Esposende foi adquirida pela Paquetá em outubro de 2010. Na época, a rede era composta por 30 pontos de venda, sendo 25 na Grande Recife e cinco em Fortaleza/CE, faturava R$ 180 milhões e comercializava cerca de 4,2 milhões de itens. Naquele momento, o grupo gaúcho tornava-se a maior rede de lojas de calçados do País, com 123 pontos de venda.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.