Com déficit de mão de obra, Igrejinha/RS cria programa de qualificação profissional

26.04.2022 - Michel Pozzebon | Jornal Exclusivo

Foto: Divulgação
Curos de costura e de corte e preparação de calçados começaram nesta segunda-feira (25 de abril), no Centro de Formação Profissional Senai Nelson Heidrich
O setor calçadista em Igrejinha/RS, no Vale do Paranhana, gera, atualmente, 4,1 mil empregos diretos e outros 1,2 mil indiretos. Assim como em outros polos do País, há vagas, porém, falta mão de obra qualificada para preencher os postos de trabalho disponíveis. Diante desta realidade, foi criado o Programa Sapateiros de Igrejinha, que oferece cursos profissionalizantes gratuitos em quatro funções de uma produção de calçados.

"Em face à alta procura e solicitações dos nossos associados, fizemos uma pesquisa para ver quais as funções que têm maior demanda, quais as áreas da produção mais afetadas. Por ordem de procura: costura, preparação e montagem", explica o presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha (Sindigrejinha), Erno Luis Feyh.

Os cursos de costura (80 horas/aula) e de corte e preparação de calçados (36 horas/aula) começaram nesta segunda-feira (25 de abril), no Centro de Formação Profissional Senai Nelson Heidrich. A conclusão está marcada para 10 de maio. Já o curso de montagem (50 horas/aula) tem início previsto em 23 de maio e segue com inscrições abertas, que podem ser realizadas na sede do Sindigrejinha (Travessa Germano Neubarth, 140, Centro, Igrejinha). Mais informações pelo telefone (51) 3545-1274.

"As qualificações também têm como objetivo oportunizar aos profissionais, que já estejam trabalhando, evoluir na carreira e aperfeiçoar seus métodos de trabalho, visando melhorar a qualidade de vida", completa o presidente do Sindigrejinha.

O Programa Sapateiros de Igrejinha é desenvolvido a partir da parceria entre o Sindigrejinha, a prefeitura de Igrejinha e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Escola do sapato

Qualificar a mão de obra e capacitar jovens para o ingresso na indústria calçadista de Igrejinha. Este é o objetivo de um projeto que cria uma escola do sapato na cidade do Vale do Paranhana. A proposta foi apresentada, recentemente, no Legislativo igrejinhense pelo vereador Dirceu Linden Junior (PSB).

Segundo o parlamentar, outro objetivo da criação da escola do sapato em Igrejinha é atender às demandas das empresas do setor calçadista que possuem vagas em aberto, mas que necessitam de mão de obra com experiência.

“A ideia principal desta proposta é de que a escola do sapato atenda às necessidades imediatas dos empreendedores, para que haja uma contratação rápida dos alunos e assim, diminua-se o desemprego e aumente a renda em nosso município”, explica Linden Junior.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.