Daniel Risafi é referência na indústria argentina de calçados

08.03.2022 - Michel Pozzebon | Jornal Exclusivo

A série Feed de Mercado dá sequência ao projeto Calçado & Carreira. Capitaneado pelo Jornal Exclusivo e Orisol do Brasil, apresenta cases inspiradores e valoriza os profissionais que fazem a diferença no setor calçadista, tanto no mercado nacional como internacional.

Foto: Divulgação
Entusiasta do setor produtivo, Risafi tem expertise como estilista técnico em calçados
"Me apaixonei pelo fato de uma peça de couro, após dois dias e mais cinco processos produtivos virar um calçado." É com esta frase que o estilista técnico em calçados Daniel Risafi sintetiza sua paixão pelo setor calçadista. Nascido em Buenos Aires, na Argentina, Risafi conta que o ingresso na indústria do calçado começou cedo por influência do pai, que fundou em 1940, quase 30 anos antes de Daniel nascer, a Borcal, hoje uma das principais fabricantes argentinas de calçados de segurança - a companhia começou produzindo calçados femininos e a partir da década de 1980 implementou os segmentos de calçados de segurança e militares, que se tornariam as principais linhas da empresa.

Entusiasta do setor produtivo, Risafi é pai de duas meninas, é fã da boa gastronomia, do golfe, do futebol e torce para o Boca Juniors. O empreendedor, que completou 53 anos no dia 30 de janeiro, além de diretor da Borcal, também ocupa a vice-presidência da Câmara da Indústria do Calçado da Argentina (CIC), e preside a Câmara Argentina das Indústrias de Equipamentos de Segurança e de Defesa (CAISyD) e a Associação dos Fabricantes Nacionais de Calçados de Segurança da Argentina (Fanacase).

"O principal desafio como dirigente de entidade de classe é contribuir para que, a cada ano, a indústria argentina de calçados aumente sua produção, incentivando também a capacitação da mão de obra. Ao mesmo tempo estamos trabalhando para que sejam criadas políticas industriais, por parte do governo argentino, para fomentar a produção nacional de calçados", sustenta Risafi.

Desenvolvimento da indústria

O empreendedor tem desenvolvido um importante papel na indústria argentina dos calçados de segurança, especialmente por sua atuação como dirigente das entidades Fanacase e CAISyD. Ambas as instituições vêm trabalhando na definição de projetos de lei, que regulamentam o setor no país. "Foi estabelecido um compromisso entre um grupo de fabricantes nacionais, líderes neste segmento, comprometidos com uma indústria segura para promover e garantir produtividade e inovação nos nossos produtos e processos, proporcionando a máxima segurança a quem for utilizá-los", explica.

Risafi reforça que todas as empresas que compõem a Fanacase se consolidaram a partir de uma sistema de gestão da qualidade. Segundo ele, as fabricantes adotam a última versão da norma ISO 9001 - padrão internacional para garantir a qualidade de produtos e serviços, como também, para auxiliar nas questões do mercado externo (como exportações, por exemplo) e redução dos custos de fabricação. "Isto nos permite seguir um esquema de nível internacional, que é atualizado periodicamente, garantindo uma gestão padronizada e um ciclo de melhoria contínua", adiciona o dirigente.

Calçados de segurança na Argentina

Risafi sustenta a força da indústria argentina de calçados de segurança, que está instalada em diversas regiões do país. "Somos empresas nacionais, com centros de produção em diferentes pontos do país, contribuindo para o desenvolvimento local e sustentável", reforça. Segundo o empreendedor, as empresas do segmento têm um importante papel social. "Realizamos uma produção integral dos calçado de segurança, como elemento essencial do vestuário de qualquer trabalhador do país, garantindo fontes de emprego nacionais bem como respostas comerciais adequadas às demandas de mercado."

Figura líder do setor

Na figura de líder na indústria argentina de calçados, Risafi ressalta que tem balizado a sua atuação em contribuir para tornar o setor calçadista do país vizinho uma referência mundial. "É preciso que haja investimento permanente em recursos humanos e tecnológicos, promovendo a inovação e a qualidade dos produtos. Ao mesmo tempo, também é preciso gerar empregos de qualidade."

Além do foco na melhoria e no aperfeiçoamento da produção, o gestor conta que sua função como dirigente setorial também contempla o estabelecimento de parcerias comerciais tanto no mercado interno quanto no externo em prol da indústria argentina de calçados de segurança. "Tenho me comprometido com a indústria, estabelecendo alianças com parceiros nacionais e internacionais, participando de fóruns, feiras, dialogando e trabalhando com as câmaras setoriais", menciona.

Design e tecnologia

A partir da expertise como técnico em calçados, Risafi foi um dos responsáveis por implementar e aperfeiçoar o design e a tecnologia no desenvolvimento e no processo produtivo da Borcal. "Incorporamos novos processos produtivos da Indústria 4.0, em que conseguimos melhorar a qualidade e aumentar a produção", aponta.

A atuação do empreendedor na equipe diretiva da Borcal também contempla o monitoramento constante do mercado de calçados de segurança na Argentina. Além disso, Risafi conta que participa de reuniões quinzenais na empresa, quando são abordadas, entre outras questões, a segurança dos pés dos consumidores.

Setor calçadista no futuro

Sobre o profissional do futuro da indústria calçadista, Risafi acredita que a força de trabalho se "reconverteu" na figura do antigo artesão. "O trabalho, basicamente, se reflete em uma tela, digitalizado. Um botão é pressionado e um calçado é produzido. Em um terminal (cobots), o operador pode realizar praticamente qualquer tarefa manual, com um aplicativo de robótica colaborativa apropriado e seus acessórios correspondentes", completa.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.