Perspectiva da indústria gaúcha para 2022 é positiva, aponta Fiergs

05.01.2022 - Redação Jornal Exclusivo

Com o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS) voltando a subir em dezembro frente a novembro, fechando 2021 de forma positiva, as projeções da indústria gaúcha se mantém em alta para este ano.

"Os resultados do último mês de 2021 sugerem um cenário positivo para a atividade industrial gaúcha nos primeiros meses deste ano. A presença de confiança, sustentada pela perspectiva de retorno completo das atividades econômicas e pela redução nas dificuldades na cadeia de suprimentos, contribuirá para a expansão do setor à medida que empresários mais otimistas são mais propensos a investir e a contratar”, afirma o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, Gilberto Petry.

O industrial alerta, porém, que o cenário também apresenta incerteza, com a alta dos juros e da inflação, o risco fiscal e a pressão de custos provocada pelos aumentos nos preços dos insumos e matérias-primas, da energia elétrica e dos combustíveis.

Expectativas

As expectativas da indústria gaúcha para os próximos seis meses voltaram a crescer, após três quedas seguidas. O ICEI-RS avançou 1,4 ponto em relação a novembro, para 61,2, em dezembro. Acima de 50 pontos, reflete otimismo, que subiu ligeiramente para a economia brasileira: de 54,4 para 55 pontos. Em dezembro, o percentual de otimistas, 34,9% dos empresários, é superior ao de pessimistas (14,2%). As expectativas sobre as próprias empresas registraram a maior alta do mês, 1,7 ponto, e o maior patamar entre todos os componentes da confiança: 64,3 pontos.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.