Por patentes, Nike pede bloqueio de importações de calçados da Adidas

28.12.2021 - Michel Pozzebon | Jornal Exclusivo

A Nike solicitou à Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos que bloqueie as importações de diversos modelos de calçados da Adidas que, segundo a gigante esportiva americana, infringem patentes que cobrem sua tecnologia Flyknit.

A marca norte-americana afirma que 49 dos projetos de calçados de sua rival alemã, que usam a tecnologia Primeknit, são “supostamente semelhantes” e infringem seis de suas patentes. A Adidas já falhou em uma tentativa de invalidar duas das patentes da sua concorrente no Tribunal de Apelações dos Estados Unidos no ano passado.

Foto: Nike/Divulgação.
Nike/Divulgação
Nike Flyknit

Seguindo em sua defesa, a Nike afirma que a Adidas lançou o Primeknit cinco meses depois que ela anunciou o Flyknit, em 2012.

Um porta-voz da alemã disse que a empresa estava analisando a reclamação e se defenderia contra as acusações, acrescentando que sua tecnologia Primeknit “resultou de anos de pesquisas dedicadas.”

Pelo seu lado, a Nike afirma que sua tecnologia Flyknit é uma nova maneira de fabricar cabedais de tênis, permitindo a criação de modelos que “se destacam em desempenho, design e estética, ao mesmo tempo em que reduzem materiais e resíduos.”

Os calçados Adidas que utilizam sua Primeknit podem ser vistos no running, futebol, linhas Ultraboost, Terrex e X Speedflow, entre outras.

Foto: Adidas/Divulgação.
Adidas/Divulgação
Adidas Primeknit

Histórico

A Nike tem um longo histórico de processos contra outras marcas da indústria do esporte. Em 2018, a Puma também foi alvo de uma reclamação, sendo processada pela americana no Tribunal de Massachusetts por também “copiar” o FlyKnit em vários de seus modelos. Em 2016, a Skechers também foi processada pelo mesmo motivo.

A tecnologia Flyknit foi lançada em 2012 tendo como diferencial fios de alta resistência e ultraleve. Desta maneira, os modelos que a utilizam prezam por durabilidade e conforto.

A Flyknit estreou no Nike Flyknit Racer e, aos poucos, foi introduzida em outros segmentos, como treinamento, corrida, basquete, futebol e lifestyle. Ela ajuda a reduzir o excesso de resíduos que vão para aterros, onde são despejados os resíduos tóxicos. O modelo Flyknit é feito de um material especial, que reduz o desperdício em cerca de 60% em comparação com os tênis convencionais de corte e costura.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.