Impacto das marcas no meio ambiente é determinante na hora da compra, aponta estudo

27.12.2021 - Redação Jornal Exclusivo

Em recente pesquisa, consumidores da América Latina reveleram grande influência das ações das empresas em suas escolhas: 64% disseram ter parado de comprar produtos e/ou serviços devido ao seu impacto negativo ao ambiente e 68% migraram para outros de impacto positivo. Marcas de bens de consumo massivo (FMCG) que têm boa relação com EcoActives (nomenclatura dada pela Kantar ao perfil mais comprometido com consumo sustentável) são as que progrediram mais rápido nos últimos anos. No Brasil, o crescimento dessas marcas foi de 51% em 2021 versus 2020. As informações são da segunda edição do Who Cares, Who Does? América Latina 2021, desenvolvida pela consultoria britânica Kantar.

Os EcoActives chegarão a 43% da população latina em dez anos. "Assim como vemos que o consumo consciente chegou para ficar, as empresas que fizerem um bom trabalho serão recompensadas pelos consumidores", diz a análise da Kantar.

Entre as dez marcas mais lembradas pelos latinos pela sua responsabilidade ambiental no estudo, aparecem três brasileiras: Natura, O Boticário e Ypê. A lista completa, em ordem, é: Coca-Cola, Natura, Nestlé, Omo, Ypê, Colgate, Bimbo, Avon, Gloria e O Boticário.

O destino final também importa

Ante desafios ambientais tão urgentes, não é suficiente somente comprar de maneira mais consciente. Deve-se oferecer um destino final adequado aos resíduos. Existe uma necessidade latente de educação básica sobre reciclagem na América Latina, mas nem todos os entrevistados têm o mesmo nível de entendimento do tema. No Brasil, por exemplo, 36% não têm certeza dos produtos que podem ser reciclados e 46% não sabem onde e como descartar invólucros biodegradáveis.

Embalagens eco-friendly

Ao analisar os hábitos de compra dos consumidores da América Latina, a grande maioria (63%) diz tentar comprar produtos com embalagem eco-friendly. Os resíduos plásticos são uma preocupação ambiental cada vez maior para a região, principalmente para a Costa Rica, onde o tema é mencionado por 10% da população, seguida de Chile, Colômbia e Peru, com 9%. Cerca de 55% dos consumidores latinos elegeram as sacolas de plástico como a maior inimiga do meio ambiente, enquanto as embalagens de papelão são as menos agressivas ao entorno (5%).

Apesar de a sustentabilidade ser um tema importante para os entrevistados na hora da compra, com a maioria respondendo que procura embalagens que possam ser recicladas (49%) ou feitas de material reciclado (39%), atributos como Carbono Zero, por exemplo, ainda não são fator decisivo para eles no momento da escolha de alimentos embalados.

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