Projeto de palmilhas aquecidas vence maratona tecnológica do IBTeC

10.12.2021 - Redação Jornal Exclusivo

O Palmaq, projeto que prevê a inserção de palmilhas aquecidas por dispositivo alimentado por bateria, foi o vencedor do IBTeCHDAY, maratona tecnológica do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC). A cerimônia de premiação ocorreu na segunda-feira (6), na sede da instituição, em Novo Hamburgo/RS.

Desenvolvido por pesquisadores da Nanoplus (Campo Bom/RS), o Palmaq é focado nos trabalhadores do setor frigorífico, que chegam a ficar até 10 horas em ambientes, com temperaturas que chegam a -4ºC. A ideia central da pesquisa era chegar a um calçado que mantivesse os pés destes trabalhadores aquecidos.

Os pesquisadores foram premiados com passagens para o Vale do Silício, nos Estados Unidos, ponto de referência em inovações tecnológicas e avanços na Internet.

EPI

A Universidade EPI, plataforma digital para levar conhecimento sobre Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para profissionais e interessados na área, conquistou a segunda colocação no IBTeCHDAY. O projeto da New Sense Safety (Balneário Camboriú/SC) foi premiado com passagens e inscrição para a Campus Party 2022, em São Paulo/SP.

Apoio

Todos os grupos que participaram do IBTeCHDAY e que desejarem desenvolver seus projetos em parceria com o Núcleo de Inovação Tecnológica do instituto (NIT), receberão atenção dos técnicos da instituição, seja por meio de mentoria, pesquisa e desenvolvimento, ou a partir de orientação para a realização de ensaios de laboratório, por exemplo”.

IBTeCHDAY 2021

Promovido no período de 18 de outubro, quando foram abertas as inscrições, até 6 de dezembro, quando os grupos apresentaram suas soluções, o IBTeCHDAY de 2021 foi desenvolvido 100% em plataformas digitais, com encontros virtuais tanto no lançamento quanto nas mentorias e na apresentação final.

A competição teve a maior participação de sua história – 45 inscrições, com participantes do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Ceará. Os inscritos tinham que apresentar trabalhos que envolvessem temas como integração IOT; instrumentalização do conforto; equipamentos de proteção; marketing sensorial; sustentabilidade e produtos funcionais. O IBTeCHDAY impactou 143 mil pessoas, alcance das redes sociais do instituto e dos parceiros que divulgaram a ação em suas redes socais. A apresentação final, depois de passar por várias etapas, teve a participação de oito grupos.

O IBTeCHDAY tem como objetivo fomentar a geração de produtos, processos e serviços inovadores para indústria calçadista.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.