Bola da futebol é produzida com materiais extraídos da cana-de-açúcar

25.11.2021 - Redação Jornal Exclusivo

Borracha natural, fio biodegradável, materiais extraídos da cana-de-açúcar e tecido reciclável obtido a partir da reciclagem de garrafas PET. São estes os componentes utilizados pela Penalty (São Roque/SP) na produção da bola de futebol S11 Ecoknit 2022. O artigo esportivo, aprovado com certificação máxima pelo comitê de desenvolvimento técnico da Fifa (Technical Advisory Group), será utilizado na temporada 2022 dos campeonatos estaduais Carioca e Paulista e de mais cinco outras competições.

“Desenvolvemos novos materiais de fontes renováveis, que permitem que a nova S11 Ecoknit seja ainda mais sustentável. Uma bola veloz, confortável e precisa. Testada e aprovada por atletas e laboratórios especializados. Estamos muito felizes com o resultado alcançado”, explica o gerente executivo de produtos da Penalty, Nilton Franco.

Sustentável e tecnológica

A nova S11 apresenta câmara 6D, feita com borracha natural, que garante equilíbrio e precisão no chute. Seu forro conta com tecnologia multiaxial, que garante que esteja cheia do início ao fim do jogo, não deformando durante a partida. O forro é elaborado a partir de fio biodegradável, além de ser banhada em látex natural.

As características da S11 a permitem percorrer o caminho correto, atingindo a direção que o jogador deseja, sem perder velocidade e precisão. Além disso, a partir do uso da tecnologia NeoTec Eco, elaborada a partir de material extraído da cana-de-açúcar, a bola oferece mais conforto ao atleta.

Outra tecnologia utilizada é a Termotec, que garante resultados próximos a 0% de absorção de água. Com isso, a bola apresenta maior durabilidade, performance e velocidade que as concorrentes de mercado.

A tecnologia Ecoknit é o tecido reciclado, resultado do uso de 4,5 garrafas PET em cada bola produzida. Com esta tecnologia, a companhia já retirou mais de 300 mil garrafas plásticas do meio ambiente desde a sua criação, em 2019.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.