Gilmar Haag: cinco décadas dedicadas ao setor calçadista

15.11.2021 - Michel Pozzebon | Jornal Exclusivo

A série Feed de Mercado dá sequência ao projeto Calçado & Carreira. Capitaneado pelo Jornal Exclusivo e Orisol do Brasil, apresenta cases inspiradores e valoriza os profissionais que fazem a diferença no setor calçadista, tanto no mercado nacional como internacional.

Foto: Michel Pozzebon/GES-Especial
Em 2016, ao completar 60 anos, Haag foi presenteado pela família com escultura de sapateiro. Obra em madeira, do artista Eduardo Storck, está exposta na sede da Cofrag
O empresário Gilmar Haag, diretor-presidente do Grupo Cofrag (Sapiranga/RS), é um nome respeitado no setor calçadista, ao qual já dedicou quase 50 anos de trabalho. Ele nasceu em Taquara/RS e é o mais novo de oito irmãos. Vindo de uma família humilde, seu pai era fundidor de metalúrgica e sua mãe dona de casa. Ainda adolescente, com 14 anos, Haag deixava a residência da família para buscar novas oportunidades. Entre as décadas de 1970 e 1980, trabalhou em grandes calçadistas, as extintas Reichert e Strassburger. Aos 15 anos de idade foi empregado em uma fábrica de calçados, onde iniciou sua trajetória no "chão de fábrica", aprendendo ali os processos e detalhes da fabricação de sapatos. Seis meses depois era promovido a auxiliar de chefia no setor de serviços externos, marcando o começo de sua carreira profissional.

Hoje, com 64 anos de idade, Haag tem cinco filhos, um enteado, seis netos e dirige o Grupo Cofrag, uma das mais tradicionais e respeitadas corporações do setor de componentes para calçados do Brasil, que conta com sete plantas produtivas em quatro Estados do Brasil, uma loja em Novo Hamburgo/RS e que gera 750 empregos diretos. "Embora hoje eu não seja um sapateiro, pois não produzo calçados, tenho na veia as dificuldades e necessidades enfrentadas por aqueles que estão na linha de frente de uma produção e do desenvolvimento de produtos", conta.

Sobre ser um nome respeitado no setor calçadista, Haag destaca que isso é resultado do trabalho abnegado de quase meio século dedicado à indústria de calçados do País. "Ser reconhecido como uma referência demonstra que o caminho trilhado até aqui foi no passo certo e o sucesso alcançado deve ser compartilhado com todos aqueles que de uma forma ou outra contribuíram para esse projeto de vida. É motivo de muita alegria partilhar as realizações e conquistas que o setor proporcionou ao longo do tempo", comenta o empresário.

Cofrag

Em 28 de julho de 1988, Haag participava da fundação do empreendimento que hoje se configura no Grupo Cofrag. Na época, o empresário entrava na empresa com 10% de capital social. Entre os maiores desafios da carreira, além de adquirir a totalidade da empresa, está a manutenção dos investimentos na expansão dos negócios da companhia. "Sem dúvida alguma, a manutenção dos nossos investimentos em termos de expansão também se configura como um desafio importante, sobretudo neste momento econômico pelo qual a economia brasileira está passando", enfatiza.

Haag conta que o Grupo Cofrag começou em uma pequena estrutura de 360 metros quadrados, com um sonho de três sócios, que queriam inovar no mercado calçadista. "A busca pelo crescimento e aprimoramento dos negócios sempre esteve presente no dia a dia da empresa e foi a partir disso que as oportunidades surgiram, como por exemplo, o início da expansão do grupo para o Nordeste. Com os pés no chão, mas atentos as demandas dos clientes soubemos acompanhar a evolução do setor calçadista como um todo", salienta o gestor.

Escolas de fabricação de calçados

A experiência adquirida em históricas calçadistas como Reichert e Strassburger é considerada por Haag como primordial na construção de sua carreira profissional. O empresário classifica estas empresas como "grandes escolas de fabricação de calçados". "Estas experiências possibilitaram o desenvolvimento de muitas competências e com isso o conhecimento acerca de vários pontos muito importantes dentro de uma linha de produção: fazer mais com menos - ser eficiente e produtivo; atender a um padrão de exigência elevado em vários aspectos; ter polivalência nas demandas do dia a dia; buscar sempre suprir as necessidades dos clientes com agilidade e qualidade", aponta o empresário. Segundo ele, todos os pontos referidos anteriormente são fundamentais no trabalho do gestor de uma indústria, especialmente, a iniciativa, a atitude e a responsabilidade perante clientes, colaboradores e fornecedores.

Desafios

Dos desafios em gerir um grupo empresarial do porte da Cofrag nos dias de hoje, Haag salienta que a resiliência e a adaptabilidade são imprescindíveis, especialmente, no atual momento econômico pelo qual o País passa. "Manter um grupo empresarial no setor industrial brasileiro com toda a instabilidade política e econômica em que vivemos é um trabalho árduo. O mercado atual vem mudando num ritmo muito acelerado nos últimos anos e é preciso saber acompanhar essas mudanças. A pandemia mostrou que a necessidade de se reinventar é uma realidade", sustenta. Segundo ele, administrar as várias unidades da empresa em diferentes Estados do Brasil demanda otimização de tempo e de recursos. "Saber gerir as pessoas, delegar, estimular e incentivar as equipes tirando o melhor de cada um é primordial no dia a dia e os resultados são alcançados pelas mãos de todos", menciona o empresário, sustentando que entende as suas responsabilidades como gestor emrpesarial. "Como gestores e criadores de emprego e renda em nossas comunidades, buscamos o desenvolvimento sustentável tanto econômico, ambiental, social como cultural", afirma.

Eficiência e competitividade

Na visão do gestor do Grupo Cofrag, a eficiência operacional está diretamente ligada à competitividade, pauta latente no setor calçadista brasileiro. "O quão mais eficientes formos em todos os nossos processos seja a partir da automação e otimização de recursos, das melhorias contínuas com a gestão da qualidade, da agilidade nos desenvolvimentos e nas entregas, mais competitividade poderemos proporcionar a cadeia produtiva do calçado que atendemos", observa Haag.

Legado

Ética, comprometimento, humildade e respeito nas relações sejam elas com clientes, colaboradores, parceiros ou fornecedores, são valores que o empresário sempre trouxe consigo e que ele quer deixar de legado. "Acredito muito que o trabalho duro aliado à dedicação são agentes transformadores da vida das pessoas, a partir deles podemos conquistar nossos objetivos e sonhos e crescer como profissionais e seres humanos", sustenta.

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