ACI celebra 101 anos e diploma presidente para o biênio 2022/23

19.10.2021 - Juliana Nunes | Jornal NH

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI- NH/CB/EV) terá no comando Diogo Leuck, 46 anos. Ele foi diplomado presidente nesta segunda-feira (18) para o biênio 2022/23, durante evento na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo/RS (SGNH), que celebrou também os 101 anos da entidade.

Leuck foi criado em Estância Velha/RS, morou em Novo Hamburgo e reside em Dois Irmãos/RS. É acionista da Seta S/A (Estância Velha/RS) e diretor da Leuck Assessoria e Consultoria Empresarial (Dois Irmãos/RS). Formado em Economia pela Unisinos, atua na entidade empresarial desde 2008. "Sempre estive envolvido com objetivos ligados aos negócios da família e minha essência sempre foi ajudar a comunidade e focar no desenvolvimento sustentável da região (Vale do Sinos)", relata.

O empresário irá substituir Marcelo Lauxen Kehl, que presidiu a entidade nos últimos quatro anos. Em sua fala, em tom já de despedida, Kehl lembrou de alguns feitos, como a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS, em uma ação coletiva. "Permitiu aos nossos associados recuperarem mais de R$ 40 milhões de impostos cobrados indevidamente", lembra.

Leuck pretende dar seguimento às causas legais. "Quero dar continuidade ao que ACI tem feito muito bem, que é representar e defender seus associados."

O tripé indústria, comércio e serviços seguirá sendo determinante na atuação da entidade. "Precisamos disseminar as boas práticas entre os setores. Para que eu tenha uma indústria competitiva preciso de bons prestadores de serviço. E para que não percam negócio, possam exportar, precisamos prepará-los. O mesmo vale para o comércio", avalia Leuck.

A transformação digital também será foco do biênio. "Estamos estudando criar um comitê específico, ficará dentro da Inovação, mas será transversal. E a ACI vai se tornar exemplo de entidade digitalizada", revela Leuck.

Pilares do biênio 2022/23

Internacionalização

Segundo Diogo Leuck, sua gestão vai investir na internacionalização, tanto que será criado um comitê sobre o tema dentro da vice-presidência da Indústria. "A empresa que não se internacionalizar está restrita no seu mercado. Fizemos recentemente associação com a Câmara Texana de Comércio, já temos com a Câmara Brasil Alemanha. E vamos retomar as missões empresariais. Para que empresários possam conhecer novos mercados e saibam como atuar nele. Na sequência, faremos também as missões comerciais", adianta.

Inovação

A inovação deve ser intensificada. "Queremos entender como funcionam grandes hubs de inovação como o Vale do Silício, na Califórnia, as Montanhas do Silício, no Texas. Queremos entender como crescem aceleradamente e trazer isso para o Vale do Sinos", ressalta Leuck.

Sustentabilidade

A pasta Governança e Qualidade passará, a partir de janeiro, a se chamar Governança e Sustentabilidade. "Queremos trazer estes temas da sustentabilidade, que não é só ambiental, mas também financeira, social, cultural e legal. Vamos trabalhar a temática com fóruns, cursos, palestras. Ser sustentável é aproveitar as oportunidades da internacionalização", avalia Leuck.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.