Com duas turmas, Escola de Sapateiros de Três Coroas retoma aulas

08.09.2021 - Michel Pozzebon / Jornal Exclusivo

Foto: Lucas Kern/Divulgação
Atividades presenciais regressaram após 16 meses
As atividades na Escola de Sapateiros de Três Coroas/RS, que chegaram a ficar 16 meses suspensas por conta da pandemia da Covid-19, foram retomadas neste segundo semestre seguindo os protocolos sanitários estabelecidos pelos órgãos de saúde. No dia 19 de julho, os alunos do Curso de Sapateiros, que após duas semanas de atividades tiveram as aulas paralisadas em 18 de março de 2020, regressaram às atividades. Já, as aulas da nova turma do Curso de Modelagem começaram em 16 de agosto.

Joel Brando Klippel, presidente do Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas (SICTC), uma das instituições responsáveis pela Escola de Sapateiros, observa que o retorno das atividades do projeto já estava sendo pleiteado pelas indústrias da cidade desde o ano passado. "As empresas julgavam que essa atividade poderia ocorrer de forma segura e controlada. Assim, agora esse retorno é muito positivo para todos, incluindo as famílias dos alunos", aponta o dirigente.

A iniciativa de capacitação profissional é um projeto desenvolvido a partir da parceria entre o SICTC e o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Calçados de Três Coroas (SindiSapateiros), com o apoio da Prefeitura de Três Coroas e das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat). As aulas teóricas dos cursos de Sapateiro e de Modelagem ocorrem no SICTC e as práticas no SindiSapateiros.

Curso de Sapateiro

A atual turma do Curso de Sapateiros é composta por 15 alunos, com faixa etária média de 25 anos. Com 100 horas/aula de duração, a capacitação ocorre três vezes por semana (de segunda à quarta-feira, das 19 horas às 22h30), contemplando os conteúdos programáticos: corte, chanfrado, preparação, costura, pré-fabricado, montagem, acabamento, anatomia e conforto, segurança no trabalho, meio ambiente, relações interpessoais, fundamentos da organização industrial, palestras e visitas técnicas. A formatura está prevista para o primeiro semestre de 2022.

Curso de Modelagem

A nova turma do Curso de Modelagem tem sete alunos, com faixa etária média de 27 anos. A capacitação contempla os seguintes conteúdos programáticos: apresentação; palestras; ponto francês, inglês e americano; identificação de modelos; confecção corpo de forma; destaque palmilha; determinação das linhas; desenho criativo; desenho de forma; confecção do corpo médio; destaque de modelos; visitas técnicas; modelagem de componentes e fabricação de modelos. O curso é composto por 100 horas/aula e as aulas ocorrem duas vezes por semana (seguda e terça-feira, das 19 horas às 22 horas). A formatura está prevista para o primeiro semestre do próximo ano.

Especialização da mão de obra

Na avaliação do presidente do SICTC, a Escola de Sapateiros é vital para a cidade de Três Coroas, por conduzir a especialização da mão de obra do setor calçadista. "Os alunos desenvolvem habilidades para criar seu próprio sapato, atravessando todos os setores de uma fábrica. Às vezes, um profissional acaba ficando estagnado em uma única área de uma empresa e a escola proporciona essa amplitude de conhecimento e de experiência. O aluno vira um verdadeiro especialista", sustenta Klippel.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.