Inspiramais retoma edição presencial em nova cidade

20.08.2021 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Zé Roberto Muniz/Divulgação
Salão ocorre nos dias 25 e 26 de janeiro de 2022
Após uma década em São Paulo e três edições digitais, o Inspiramais retoma seu formato físico e em nova cidade. A próxima edição do evento, que reúne soluções em design, inovação e sustentabilidade para segmentos como calçados e artefatos, confecção, moveleiro e bijuterias, ocorrerá nos dias 25 e 26 de janeiro de 2022, pela primeira vez em Porto Alegre/RS. O Centro de Eventos da Fiergs receberá o salão, com lançamentos para a temporada 2023_I, no modo phygital – físico e digital.

Segundo Gerson Luis Berwanger, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), uma das entidades promotoras do Inspiramais, a escolha da capital gaúcha para sediar o evento é estratégica. “O Inspiramais acompanha o espírito do tempo. Adaptamos o formato e escolhemos o local de acordo com as necessidades do mercado, e é motivo de orgulho realizarmos o evento em Porto Alegre. Destacamos a proximidade com a indústria do calçado, a força do mercado de confecção e moveleiro, além de ser uma capital que comumente recebe empresários do Brasil e do mundo”, destaca. O dirigente acrescenta que a intenção é tornar o evento itinerante e realizá-lo em outros polos de moda do Brasil.

Retomada

Na avaliação das entidades promotoras do evento (Abimóvel, Assintecal, Abit, Assintecal e CICB), a retomada do evento físico – que seguirá todos os protocolos de saúde recomendados na legislação vigente – permitirá ao Inspiramais retomar marcas registradas do evento, como a parte sensorial relacionada aos materiais e as trocas entre expositores, compradores e visitantes. “Realizar o Inspiramais na Fiergs representa a força da indústria. Vemos um grande potencial para alavancá-la e promover novos negócios”, frisa a superintendente da Assintecal, Silvana Dilly.

Edições digitais

A superintendente da Assintecal explica que os avanços e os benefícios das edições digitais serão mantidos. “Os palestrantes estarão fisicamente na Fiergs, mas todo o conteúdo será transmitido e ficará disponível para acesso pelo canal do Inspiramais no YouTube. Queremos estimular a inspiração do mercado de moda a partir do olhar e do toque nos materiais, estreitando o relacionamento com a oportunidade do contato presencial”, acrescenta Silvana. Depois dos dois dias do salão na Fiergs, os materiais e o showroom irão para os pólos de produção de Nova Serrana/MG e Franca/SP.

Tema

Corpo é o tema da temporada 2023_I. O Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais explica o tema pensando no corpo como um arquivo do tempo. O registro da história humana. Está diretamente relacionado com aspectos sociais, culturais, econômicos e comportamentais. “O corpo tem extrema importância no tempo em que estamos vivendo. Expressa nossa fragilidade e nossa força para continuarmos a projetar esperança e vida”, esclarece o coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais, Walter Rodrigues.

Programa Inspiramais

O programa se inicia com a formatação da pesquisa de comportamento e contexto global – base para a gestão de design que o Núcleo de Pesquisa e Design presta junto às empresas expositoras. O objetivo é nortear o desenvolvimento de materiais e ampliar negócios com outros setores. No Inspiramais, são apresentados os materiais desenvolvidos a partir da pesquisa e os projetos especiais que fomentam inovação e sustentabilidade.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.