Uma iniciativa única e solidária que vem do polo de Birigui

07.07.2021 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Divulgação
Calçados que estão disponíveis para doação
Visando atender pessoas de todo o País que tenham apenas um pé, os chamados unípedes, o Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui (Sinbi) desenvolve, desde 2016, o Projeto Ímpar. A iniciativa solidária tem como propósito a destinação de calçados para pessoas que tiveram que amputar um dos pés ou que nasceram com deficiência.

Os calçados são doados por empresas (indústrias e lojas) de todo o País. Para receber o calçado, o unípede deve fazer um cadastro no site do projeto (projetoimpar.com). Um menu com modelos e números foi criado para atender as pessoas que necessitam de apenas um pé do calçado, que será enviado gratuitamente pelos Correios. Atualmente, a página eletrônica da iniciativa possui 500 pessoas cadastradas.

O projeto conta com a parceria de um banco, que é o responsável pelas despesas de envio dos calçados para todo o Brasil. "Enquanto entidade estamos cumprindo nosso papel de articulador, construindo uma ponte, onde unimos a boa vontade de empresas com o desejo de contribuir com causas sociais com as pessoas que portam essa necessidade", destaca o presidente do Sinbi, Renato Ramires.

Desde o seu surgimento, o Projeto Ímpar já proporcionou a destinação de milhares de calçados para unípedes de várias regiões do Brasil. "Hoje a iniciativa necessita de apoio para sua divulgação, precisa chegar essa informação a quem realmente necessita. A nossa oferta é muito maior que a procura. Temos milhares de pares aguardando chegar a um destino", comenta o dirigente do Sinbi.

Inspiração

A inspiração para a criação do Projeto Ímpar veio a partir da atitude de Elida Rodrigues, moradora de Belo Horizonte/MG, que encontrou alguns calçados únicos em uma lixeira. "Ela ficou com pena de descartar aqueles calçados e com este sentimento, ela encontrou pela vizinhança e, por indicações, pessoas que possuíam somente um pé para que fosse possível a doação daqueles sapatos resgatados de um descarte de uma loja", conta a diretora executiva do Sinbi, Silvia Mestriner.

Sustentabilidade

Outro aspecto do projeto é a sustentabilidade. A maioria das fábricas produz apenas um pé de calçado para ser utilizado de amostra em show roons e feiras. Ao invés de descartar essas unidades, as empresas disponibilizam o produto para doação.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.