Indústria e varejo de moda focam na eficiência logística

09.06.2021 - Michel Pozzebon

Foto: Divulgação
Novo centro de distribuição faz parte do planejamento estratégico da calçadista Vulcabras
Quando se trata de logística, um dos setores mais complexos é o de moda e acessórios. O tamanho e a heterogeneidade do sortimento de produtos, a necessidade de respostas rápidas às demandas do mercado, a diversidade do consumidor em todo o País, os desafios de transporte, o custo Brasil e as particularidades se somam para criar um cenário extremamente desafiador tanto para a indústria quanto para o varejo. Diante destes aspectos e a partir do aquecimento das vendas do comércio on-line, potencializado com a pandemia, os investimentos do segmento em centros de distribuição têm sido constantes nos últimos meses.

"Estruturar a logística para as particularidades das operações de moda representa uma oportunidade relevante para impulsionar negócios no Brasil e no exterior, tanto nos pontos de contato on-line quanto nas lojas físicas. É uma oportunidade grande demais para deixar passar", afirma Luiz Fernando Samico, growth ops da VTEX (São Paulo/SP), fornecedor global de soluções de comércio e marketplace.

O Global Fashion Group (GFG), holding integrada pelo Dafiti Group, inaugurou em fevereiro um dos maiores centros de distribuição do mundo. A nova estrutura, localizada em Extrema/MG, ocupa uma área de 54 mil metros quadrados em um terreno de aproximadamente 250 mil metros quadrados - dimensão correspondente a cerca de 30 campos de futebol - e abriga um sistema de automação controlado por Inteligência Artificial (IA) que tem capacidade para a separação de 5 mil produtos por hora.

"Tanto o Brasil quanto os demais países em que atuamos possuem um amplo potencial de crescimento para o varejo on-line de moda, e o cenário é favorável para alçar o desenvolvimento do setor a um novo patamar", diz a companhia em nota assinada pelo cofundador e CEO do Dafiti Group, Philipp Povel.

Aumento de eficiência

A Vulcabras, calçadista que tem centro de desenvolvimento em Parobé, inaugurou em maio sua nova operação logística em Extrema/MG. O centro de distribuição faz parte do planejamento estratégico da companhia de aumentar a eficiência e rentabilidade, principalmente de seus canais on-line, tendo em vista o crescimento da relevância do e-commerce.

Antes do novo CD, os e-commerces da Vulcabras eram operados por uma empresa terceirizada. Com a operação própria, a companhia tem o controle completo da operação logística, o que já resultou em uma melhoria no prazo médio de entrega - de 5 dias passou para 2,4 dias. "A decisão de inaugurar um centro de distribuição próprio em uma região tão privilegiada faz parte do plano de crescimento da companhia para os próximos anos", afirma Rodrigo Miceli, diretor de Supply da Vulcabras.

O espaço de 11,5 mil metros quadrados conta com uma operação logística dedicada ao e-commerce das marcas, que ganhou ainda mais foco no plano estratégico da companhia em 2020. Conta ainda com a operação de distribuição para o varejo multimarcas, com capacidade para quase 7 milhões de peças, em 65 mil endereços.

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