Frente parlamentar em defesa da indústria gaúcha é instalada

18.05.2021 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Joel Vargas/ALRS
FPI/RS foi proposta e será presidida pelo deputado Dalciso Oliveira (PSB)
Com o objetivo de unificar ações em torno de uma política industrial capaz de elevar a competitividade da indústria, foi instalada nesta terça-feira (18), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), a Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Gaúcha (FPI/RS) – Defendendo o RS que Produz.

O trabalho da frente parlamentar será orientado por cinco eixos temáticos (segurança jurídica, infraestrutura e logística, peso do setor público, inserção externa e sociedade e governança) e será realizado em dez regionais (Metropolitana, Vale do Sinos, Serra, Serra Centro, Vale do Taquari, Central, Planalto, Missões, Campanha e Sul). Em cada uma delas, a frente será representada por um de seus integrantes e contará com o apoio do vice-presidente regional da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). “A ideia é fazer um diagnóstico e elencar propostas e soluções em cada um dos eixos temáticos”, explica o deputado Dalciso Oliveira (PSB), proponente e presidente da FPI/RS.

O parlamentar considera que é preciso aproveitar o momento de retomada pós-pandemia para corrigir situações que mantêm ainda baixa a competitividade do setor. Burocracia exagerada, insegurança jurídica e infraestrutura precária são alguns dos elementos citados pelo deputado que devem ser superados. “Não podemos mais perder para nós mesmos. E, nas últimas décadas, o RS perdeu muitos dos que eram daqui”, pontua.

"Contamos com a sensibilidade dos políticos para remover entraves que prejudicam o crescimento econômico", diz Fiergs

O presidente da Fiergs, Gilberto Petry, ressalta o trabalho conjunto da entidade com o parlamento gaúcho para fazer o Rio Grande do Sul avançar e superar as adversidades que limitam as indústrias. “Contamos com a sensibilidade dos nossos políticos para que consigamos corrigir as distorções, removendo os entraves que prejudicam o crescimento econômico”, afirma.

Petry destaca que no primeiro trimestre deste ano, ao subir 4,4%, a indústria puxou o crescimento nacional da economia na comparação ao mesmo período de 2020, e que no Rio Grande do Sul, de janeiro a março, a produção industrial teve uma elevação ainda maior, de 12,3%. O resultado acaba impactando em todos os demais setores da economia, mas mesmo com essa posição estratégica, lembrs Petry, recai sobre a indústria a maior parcela da carga tributária do País. Embora a indústria de transformação esteja mais sujeita à concorrência internacional, suporta uma carga de tributos, em relação ao PIB, de 45,1% de seu valor adicionado.

Novas oportunidades

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB), afirma que a iniciativa ocorre num momento muito oportuno, que exige preparação por parte do Poder Público e da sociedade para enfrentar as pautas que surgirão no período pós-pandemia. “Embora sofrendo percalços, o processo de vacinação está andando. E, em breve, o Brasil estará com a maior parte de sua população imunizada, como ocorre em outros países. Portanto, o pós-pandemia não se dará no longo prazo, mas logo ali na frente. Em função disso, precisamos estar preparados para enfrentar situações novas que surgirão no campo do consumo, no modo de produzir e nas demandas da população”, alerta.

Souza acrescenta ainda que a frente parlamentar poderá ser um instrumento para colaborar no aproveitamento das oportunidades que se abrem para o Brasil e o Rio Grande do Sul com o aquecimento do mercado externo.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.