Lançamento de produtos no 1º trimestre indica tentativa de recuperação da indústria

19.04.2021 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Adobe Stock
Índice nacional demonstra que, no período, as empresas tentaram reação a partir da intenção em lançar produtos no mercado
Os efeitos negativos da pandemia da Covid-19 nos negócios afetaram vários setores da economia no primeiro trimestre deste ano. Segundo o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial, embora a indústria tente uma reação na intenção em lançar produtos no mercado, o resultado ainda não supera as perdas. O indicador aponta uma elevação de 4,9% no primeiro trimestre de 2021. No comparativo trimestral, a partir do terceiro trimestre de 2020 houve uma reversão na tendência de queda, mas que não foi o bastante para anular as perdas acumuladas nos quatro trimestres anteriores.

Em março, o índice teve queda de 9,8% em comparação com fevereiro. No acumulado de 12 meses o indicador apresenta queda de -4,1%.

O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial é calculado a partir da solicitação de códigos de barras, que são atribuídos pela Associação Brasileira de Automação.

Setores

Alguns setores da indústria, no entanto, se diferenciam da maioria. Têxtil, vestuário e produtos diversos apresentam crescimento no primeiro trimestre de 30%, 35,2%, e 36,8%, respectivamente.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.