Couraça reciclada elimina chanfro e reduz consumo de energia

16.04.2021 -

Foto: Divulgação
A Artecola (Campo Bom/RS) lançou nesta semana, para todo o mercado calçadista na América Latina, a couraça ARTEFIRM®4203. As couraças são usadas para estruturação, na parte da frente (bico) dos calçados.

Produzida com materiais reciclados (do setor calçadista e de outros segmentos) e 100% reciclável (aparas são retornáveis para reutilização neste e em outras linhas), a nova couraça foi desenvolvida para aplicação multiuso, em sapatilhas adulto e infantil e tênis casuais.

A formulação permite uma espessura mais fina na chapa, o que elimina o processo de chanfro (recorte para ajustes) antes da conformação. “Com isso, se gera menos resíduo e também é reduzida a mão de obra no processo”, enumera o gerente de Mercado e Marketing, Jairo Korndoerfer. “E ainda se tem a vantagem do maior conforto ao consumidor, com uma couraça mais macia e que não marca o calçado.”

O novo produto também se torna moldável em temperaturas mais baixas, o que resulta em economia de energia elétrica no processo e menor agressão aos materiais que serão juntados à couraça (couro, laminado sintético, tecido, entre outros). 

ECONOMIA CIRCULAR - O desenvolvimento da nova couraça se alinha ao conceito da Economia Circular, que repensa os ciclos de produtos, saindo do modelo linear de ‘extrair, transformar, consumir e descartar’ da atualidade. “O objetivo da Economia Circular é atingir um modelo que elimina resíduos e poluição desde o princípio, mantém produtos e materiais em uso, e regenera sistemas naturais”, destaca o gerente. Somente em 2020, a Artecola reutilizou 2.263 toneladas de material reciclado em sua produção.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.