Entidade máxima do atletismo defende a inovação dos calçados de alta performance

05.01.2021 - Redação Jornal Exclusivo

Duas quebras de recordes mundiais em provas de um mesmo evento de atletismo na Espanha, em outubro de 2019, reacenderam o debate sobre os tênis de alta performance. Tanto Joshua Cheptegei, atleta de Uganda, que quebrou o recorde nos 10 mil metros masculinos, quanto Letesenbet Gidey, da Etiópia, recordista nos 5 mil metros femininos, usavam o mesmo tênis: o Nike ZoomX Dragonfly. Apesar das discussões sobre o fato, em entrevista à agência de notícias britânica Reuters, Sebastian Coe, presidente da World Athletics – entidade máxima do atletismo –, defendeu a pesquisa e o desenvolvimento (P&D) dos calçados de performance.

Segundo o dirigente, medidas para conter a P&D "sufocariam a inovação". “Há uma dinâmica interna em que as empresas de calçados felizmente ainda estão investindo muito em pesquisa e desenvolvimento de calçados. Estou satisfeito por eles estarem fazendo isso", comentou.

Questionado sobre em um mesmo evento as quebras de recordes acontecerem com atletas usando o mesmo modelo de tênis, Coe salientou que isto são questões cíclicas. “Lembro-me de um período em meados dos anos 2000 em que a Adidas era a rainha do pódio, principalmente em corridas de longa distância. Portanto, essas coisas vêm em ciclos ”, comentou o dirigente.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.