Fabricante da Kildare paralisa atividades em Maratá/RS

26.11.2020 - Michel Pozzebon / Jornal Exclusivo

Foto: Prefeitura de Maratá/Divulgação
Calçados Jacob desligou 122 colaboradores em unidade produtiva no Vale do Caí
A Calçados Jacob (Novo Hamburgo/RS), fabricante da marca Kildare, anunciou nesta quinta-feira, 26 de novembro, a paralisação das atividades de sua unidade produtiva (filial 10) em Maratá/RS, no Vale do Rio Caí. A calçadista acabou desligando cerca de 122 colaboradores.

A empresa informou, por meio de nota oficial, que a decisão de paralisar as atividades na fábrica de Maratá se deve a questões logísticas em razão de cenário adverso. A companhia também mencionou a possibilidade de retomar as atividades na filial 10 caso a situação melhore.

A empresa pagou o salário de novembro, as férias e o 13º salário dos trabalhadores que foram desligados. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias do Vestuário e do Calçado do Vale do Caí, Valdir Raimundo Ramos, a empresa se comprometeu a pagar a rescisão dos 122 contratos de trabalho via Justiça. Conforme o dirigente, cerca de 80% da mão de obra da filial 10 da Jacob era oriunda de Maratá.

Ao saber da decisão de paralisar as atividades na cidade, na manhã desta quinta-feira, o prefeito em exercício de Maratá, Gilberto Martins, esteve na unidade da empresa e buscou contato com a fabricante para tentar reverter a situação.

Unidade de Maratá

A unidade fabril da Jacob em Maratá começou a operar em 25 de agosto de 1997. A empresa chegou a gerar mais de 400 empregos diretos na cidade, com um faturamento da ordem de R$ 30 milhões – atualmente, o faturamento girava em torno de R$ 3 milhões.

A Calçados Jacob

Além da sede administrativa em Novo Hamburgo, a Calçados Jacob mantém uma unidade produtora em Cachoeira do Sul/RS. A calçadista segue empregando diretamente 330 colaboradores, atuando em todo o território nacional e em mais de 30 países. As exportações respondem por 15% dos negócios da companhia fundada em 1928.

Confira a íntegra da nota divulgada pela Calçados Jacob:

A Calçados Jacob comunica a paralisação das atividades produtivas da Filial 10, localizada na cidade de Maratá/RS. A medida tomada foi necessária como parte da solução de questões logísticas tendo em vista um cenário adverso. Aguardamos uma breve e possível retomada assim que a situação manifestar melhoras.

Agradecemos a toda comunidade local, a Prefeitura da cidade e em especial aos nossos colaboradores e ex-colaboradores, pelo esforço e dedicação à empresa nestes anos de atividade.

Seguimos com as atividades normais nas demais unidades.

Novo Hamburgo, 26 de novembro de 2020

Atenciosamente,

À Direção

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.