Empresa paulista cria filme plástico para embalagem que inativa o novo coronavírus

10.11.2020 - Redação Jornal Exclusivo

O mundo segue na luta contra a pandemia da Covid-19. Ainda sem uma previsão efetiva de chegada da vacina ou do desenvolvimento de um medicamento que cure a doença, as pessoas seguem se protegendo com alternativas como a higienização das mãos, a utilização do álcool em gel e a adoção de máscaras. Porém, por outro lado, várias empresas começaram a desenvolver produtos que se unem a essas estratégias para barrar o coronavírus. A exemplo disso, uma indústria paulista especializada em produzir e fornecer embalagens plásticas, acaba de anunciar o primeiro filme PVC que tem a capacidade de inativar o vírus.

O produto, que já contava com propriedades antifúngicas e bactericidas - graças à presença de micropartículas de prata - passou por uma série de estudos para adequações em sua composição com o objetivo de assegurar sua eficácia antiviral, em especial contra o novo coronavírus. "Desde 2014 a nossa linha de produtos conta em sua composição com uma solução que evita a proliferação de fungos e bactérias, oferecendo uma barreira de proteção eficaz para a conservação de alimentos e outros produtos embalados com o plástico filme. Diante dos desafios impostos pela Covid-19, decidimos voltar nossas atenções para a pesquisa e desenvolvimento dessa evolução do produto para a inativação do novo coronavírus por contato", explica Alessandra Zambaldi, diretora de Comércio Exterior e Marketing da empresa.

Eficácia testada e comprovada

Alessandra conta que após uma série de análises internas, que incluiu a consultoria de virologistas, infectologistas e especialistas em controle de qualidade para a adequação na composição do produto, ele foi submetido a testes feitos pela QuasarBio no laboratório de biossegurança de nível 3 (NB3) do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) - um dos poucos no Brasil que faz essa validação com o Sars-Cov-2 ativo. Os resultados comprovaram a eficácia do material em inativar 99,99% do vírus responsável pelo novo coronavírus.

De acordo com o professor Lucio Freitas Junior, pesquisador do ICB-USP, foram adotados protocolos internacionais para superfícies plásticas ou não porosas para fazer a validação do produto. "A análise apontou que o filme plástico PVC AlpFilm apresenta respostas positivas que chegam a 79,9% de inativação nos primeiros três minutos, chegando a 99,99% de eficácia em até 15 minutos, um resultado bastante animador", diz.

O especialista reforça que é importante lembrar que estamos diante de um vírus que se comporta de forma diferente de outras cepas ligadas à gripe e, por isso, é essencial que a população esteja atenta à validação específica para proteção contra a Covid-19.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.