Pelo 3º mês seguido, RS foi o estado que mais abriu vagas no setor calçadista

04.11.2020 - Nicolle Frapiccini / Jornal NH

A força produtiva do setor calçadista da região está, aos poucos, voltando aos trilhos do crescimento. Após meses delicados com reduções drásticas e, em algumas fábricas, ausência de pedidos em função do cenário delicado causado pela pandemia de Covid-19, os passos da retomada estão mais rmes e precisos. E aquele quadro de demissões constantes cou para trás e foi substituído pela criação de postos de trabalho.

Pelo terceiro mês consecutivo, as indústrias de calçados dos Vales do Sinos e Paranhana, além da Encosta da Serra, realizam mais admissões que desligamentos. Na soma dos saldos de julho, agosto e setembro, foram geradas 2.813 vagas, apontam os dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), elaborados a partir da atualização do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Foram criados 11.424 postos de trabalho pela indústria calçadista em setembro. Esse é o terceiro mês consecutivo que a atividade apresenta saldo positivo no novo Caged. Entre julho e setembro deste ano, foram 18.840 contratações a mais que demissões nas fábricas de calçados do Brasil, conforme os dados do Ministério da Economia elaborados pela Abicalçados.

A sequência positiva dos dados do novo Caged tanto em solo gaúcho quanto verde-amarelo do setor calçadista conrmam os sinais que começaram a ser sentidos em julho." Sim, existe uma recuperação em andamento , fala o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, ao dizer que o saldo expressivo de setembro no Brasil chegou a surpreender."Foi um resultado muito bom e deve ser comemorado. No entanto, é preciso carmos atentos para que essa recuperação prossiga e possa se consolidar em 2021." E um termômetro importante dessa recuperação deve ser sentido ainda este mês com a volta das feiras de negócios do setor no País.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.