Case português como inspiração para plano estratégico nacional

09.10.2020 - Nicolle Frapiccini

O formato on-line da 5ª Semana do Calçado proporcionou, pela primeira vez, que um case europeu participasse ao vivo da programação. A edição 2020, que começou na segunda-feira e segue até esta quinta-feira, dia 8, teve no terceiro dia de atividades este ano a conexão com o polo calçadista de Portugal. Em ampla expansão, o diretor da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (Apiccaps), João Maia, e o diretor do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP), Leandro de Melo, detalharam na quarta-feira, dia 7, o plano estratégico montado e que está diretamente ligado ao crescimento da indústria calçadista portuguesa.

Os executivos participaram do primeiro painel do 6º Fórum IBTeC de Inovação. O presidente executivo do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), Paulo Griebeler, mediou a conversa. "Foi bem importante. O case deles que está centrado na produção de calçados com valor agregado talvez sirva de modelo para tentarmos construir junto com as entidades um planejamento estratégico para os próximos 5, 10 anos para o cluster brasileiro de couro e calçado."

O polo português está concentrado na região do Porto, que tem 95% de todas as indústrias de calçados do país. "Nossa estratégia está centrada em estar nos mercados mais exigentes, que exijam produtos de maior valor agregado", conta Maia. Melo revela que o CTCP tem o seu trabalho focado em sustentabilidade, inovação e na qualificação de pessoal.

Inovação em destaque

A segunda atividade de quarta-feira da semana especial foi o workshop de Inovação Centrada no Cliente. Cerca de 20 participantes, entre empresas da área do calçados e empresas de tecnologias e start-ups, participaram do encontro. Na ação, ferramentas práticas para serem utilizadas foram compartilhadas.

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