Conectividade digital é um dos novos valores das empresas na pandemia, aponta pesquisa

01.10.2020 - Redação Jornal Exclusivo

Uma pesquisa realizada pela Grant Thornton Brasil (São Paulo/SP), empresa especializada em consultoria e auditoria, e Culture for Performance (São Paulo/SP), empresa especializada em projetos de cultura organizacional, detectou novas prioridades para as empresas após a disseminação da Covid-19. Conectividade digital, atitude positiva, bem-estar dos funcionários (físico, emocional, mental e espiritual), compartilhar informações e comunicação aberta são cinco valores que não apareciam em pesquisas anteriores (pré Covid) e agora estão entre as dez primeiras posições.

Em primeiro lugar no ranking aparece adaptabilidade, com 63%, seguida de conectividade digital (29%), atitude positiva (25%), redução de custos (24%), aprendizagem continuada e bem-estar, com 23%. Completam a lista dos dez primeiros o comprometimento (21%), cautela (20%), compartilhar informações e comunicação aberta, ambos os valores com 19%.

“As pessoas estão enxergando uma clara mudança de valores em função das necessidades impostas pela pandemia. Por isso, esse maior foco nas pessoas (especialmente no seu bem-estar) e a capacidade de se adaptar rapidamente e inovar passam a ser mais importantes do que atingir metas”, avalia Ronaldo Loyola, sócio da área de Capital Humano da Grant Thornton. “Durante a crise da Covid-19, as empresas estão tendo de se adaptar mais rapidamente, acelerando a digitalização do seu negócio. Além disso, aumentou a importância da aprendizagem e há uma grande demanda por bem-estar e por comunicação transparente e com significado”, completa Loyola.

“Novo Normal”

Os resultados da pesquisa mostram, ainda, que com os desafios impostos pela pandemia lideranças precisam ser desenvolvidas para se adaptarem ao “Novo Normal”, pois não é mais possível contar apenas com suas experiências passadas. Também há uma clara demanda para que as organizações sejam mais humanas e se preocupem com o bem-estar das pessoas. Paralelamente, as empresas vão precisar investir consistentemente em melhorias e cada vez mais buscar soluções criativas, principalmente para situações inusitadas, diferentes.

Segundo os analistas, os avanços em digitalização do negócio, capacidade de adaptação, comunicação e qualidade de vida devem continuar no pós-pandemia, juntamente com as demandas por alianças com parceiros estratégicos e a agilidade, que estavam presentes antes da crise.

A conclusão é que, em um futuro próximo, a inovação deve entrar definitivamente na agenda das empresas. E a busca por resiliência e a descoberta de novas abordagens e formas mais flexíveis de trabalho, baseadas em tecnologia e conectividade digital, passam a ser fundamentais para aumentar o engajamento e incentivar o trabalho colaborativo nas organizações.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.