Programa viabiliza ensaios de substâncias a 17 empresas da cadeia produtiva da Usaflex

01.09.2020 - Redação Jornal Exclusivo

O Programa de Proficiência em Substâncias Restritas (PPSR) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Sul (Senai-RS) desmistificou conceitos e viabilizou economicamente a realização de ensaios, alinhados com a legislação de substâncias restritas aplicada a toda a cadeia que envolve o setor calçadista. Estes são os resultados da primeira rodada com a participação de 17 empresas, todas da cadeia produtiva da Usaflex (Igrejinha/RS), parceira do Senai no programa, teve 15 substâncias diferentes analisadas em 139 ensaios.

A coordenadora de Gestão de Fornecedores da Usaflex, Dayene Alves, explica que com o programa foi possível testar os componentes dos fornecedores e ter segurança no produto final. Além disso, conforme ela, participando das pesquisas foi possível um alinhamento com os fornecedores e ter um portfolio de fornecedores realmente aptos. “Entre outras melhorias, o PPSR nos permite analisar a realidade de produção, onde as amostras são retiradas de lotes aleatórios, garantindo a idoneidade das análises. E em caso de reprovação, o Senai dá um suporte eficiente em relação ao calçadista e ao fornecedor”, garante.

O programa

O PPSR, conduzido pelo Instituto Senai de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente (Estância Velha/RS), tem como objetivo a melhoria da competitividade da cadeia de calçados para exportação, com apoio da Assintecal, CICB e Abicalçados. O programa tem como propósito promover e comprovar a conformidade dos materiais quanto aos limites de substâncias restritas da legislação e normas nacionais e internacionais. O programa foi estabelecido de tal forma que, ao longo da sua aplicação, produza dados e informações para a qualificação dos fornecedores de toda a cadeia produtiva. Também viabiliza o processo de análise dos insumos utilizados pela indústria calçadista com custos reduzidos. O Instituto do Couro e Meio Ambiente é capacitado para ensaios das mais diversas amostras de materiais e atestar a sua conformidade, além de conhecimento técnico para propor melhorias.

Segunda rodada

O PPSR , que está lançando a segunda rodada, inclui análises e apoio técnico para onze grupos de materiais: couros, têxteis, laminados sintéticos, materiais poliméricos, materiais celulósicos, componentes metálicos, produtos químicos, aviamentos, adornos, embalagens e componentes mistos.

Com o regulamento revisado, o programa agora aceita a participação independente de Fornecedores de Componentes de Calçados. As empresas participantes receberão, além dos Relatórios de Ensaios individuais, outro completo de desempenho do setor, com análise estatística e comparação dos resultados de cada material com os limites impostos pelo Reach (regulamento da União Europeia), assim como os nacionais (em projeto de norma da ABNT). Além dos problemas diagnosticados, haverá orientação para solução dos pontos críticos. As inscrições vão até outubro pelo site.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.