Técnico em calçados de Franca/SP vence o 3º Desafio Kisafix

27.08.2020 - Michel Pozzebon

Foto: Arnaldo Calixto
Davi Pereira Melo, 20 anos, é o vencedor
O jovem francano Davi Pereira Melo, 20 anos, técnico em Design de Calçados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e acadêmico do quarto semestre de Design Gráfico da Universidade de Franca (Unifran), é o vencedor do Acesso — 3º Desafio Kisafix de Design Calçadista. Com o Shapeshifter, protótipo de tênis, o jovem conquistou a premiação da Killing (Novo Hamburgo/RS), que reconhece o talento de designers calçadistas do Brasil e fomenta a inovação e o desenvolvimento do setor.

Assim como o vencedor da segunda edição do Desafio Kisafix, Arnaldo Calixto, Melo também atua na fabricante de calçados masculinos Anatomic Gel (Franca/SP). "O Arnaldo foi meu maior motivador para participar do desafio, principalmente por me mostrar que era possível vencê-lo", conta o jovem, acrescentando que o concurso possibilita a liberdade de criar algo fora dos padrões. "O Desafio Kisafix oportuniza criar um modelo livre das amarras do mercado, o que permitiu que eu concretizasse uma ideia um pouco fora do comum em relação ao que vemos hoje em dia", salienta.

Além de sustentável, Melo explica que o protótipo vencedor do Desafio Kisafix é um modelo de tênis versátil e customizável. "Por isso batizei o modelo de 'Shapeshifter', que significa metamorfo (o que muda de forma, em português). A ideia de um bolso removível surgiu quando eu estava pesquisando sobre bolsas e mochilas, achei que seria interessante agregar um elemento do tipo em um calçado", argumenta o jovem.

Tecnologias Kisafix
O Desafio propôs a criação de um calçado de qualquer segmento (feminino, masculino, infantil, esportivo ou de segurança) contemplando aspectos de sustentabilidade, com a utilização de, no mínimo, uma das dez tecnologias Kisafix apresentadas no regulamento da competição. Em seu protótipo, Melo empregou o adesivo policloropreno base água Kisafix 4085 nos forros, espumas, contraforte e cabedal em geral; o adesivo poliuretano base água monocomponente Kisafix PU 14001 SM3 na união da sola com o cabedal; o primer base solvente Kisafix Primer EVA 60 SUV no preparo da sola de EVA; o Solvente 90 SO 270 na limpeza de substratos em geral e o Solvente 90 S0 024 na limpeza da borracha.


Comissão julgadora
O júri técnico do Acesso — 3º Desafio Kisafix de Design Calçadista foi formado pelo designer Walter Rodrigues, pela consultora de moda e estilista de calçado Tatiana Ritzel e pelo jornalista e pesquisador de moda com foco no setor calçadista, Nelson Batista Zimmer.


A premiação
A cerimônia de premiação do Desafio Kisafix ocorreu no dia 26 de agosto, em evento on-line, integrando a programação do Inspiramais 2021_II 100% Digital. Foi comandada por Cenira Cristine Verona, gestora de projetos e inovação da Killing, que atua diretamente na realização do concurso e fez parte de sua criação. Também estiveram presentes o diretor comercial da Killing, Jean Pinheiro; a comissão avaliadora e o ganhador do Acesso 2019, Arnaldo Calixto. Como prêmio, Melo ganhou uma viagem para Milão - uma das capitais mundiais da moda na Itália -, e tem a foto do seu protótipo estampado a capa desta edição da Revista Lançamentos Trends.

Foto: Reprodução
Divulgação do vencedor foi em evento on-line

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Descrição do protótipo vencedor: O Shapeshifter nasce com o objetivo de ser um tênis versátil e diferenciado, procurando abranger um público que gosta de design. A inspiração veio de modelos como o Air Jordan VI x Travis Scott, que possui um bolso fixo e funcional em seu cano, mas a proposta do Shapeshifter é transformar essa característica em algo customizável e inovador.

Entrevista Davi Pereira Melo

Foto: Luana Rodrigues
O protótipo vencedor do concurso
O que te levou a se interessar pelo design de calçados?
Quando estava no colegial, comecei a me interessar bastante pela cultura de sneakers. Como sempre gostei de desenhar, não demorou muito para que eu começasse a rabiscar meus próprios modelos. Entrando na faculdade, conheci um amigo que me apresentou o curso técnico em design de calçados do Senai e foi lá que me apaixonei pelo processo de desenvolvimento.

Quais atributos não podem faltar em um calçado?
Conforto e estilo são as duas coisas mais valiosas, mas é importante que isso seja sempre apresentado de uma forma inovadora e diferente, o design precisa chamar atenção.

Como é o seu processo criativo?
A inspiração vem de várias fontes diferentes, tenho sempre o hábito de anotar ou rabiscar coisas que eu vejo na rua. Gosto muito de pegar ideias de outros ramos da moda também, principalmente de peças bem complexas. Quando vou desenvolver um calçado, priorizo a fase de pesquisa de referências, ela é a primeira coisa que faço e me ajuda a direcionar o projeto. Depois disso sigo para os "sketches", fase na qual tiro todas as ideias da cabeça, sempre fazendo anotações de coisas que gostei e não gostei em relação ao modelo. A partir daí ocorre uma filtragem dos sketches e um desenho final, geralmente realizado no computador.

Como é ter conquistado o Desafio Kisafix?
É uma sensação de felicidade muito grande, realmente indescritível. Na minha visão, ter conquistado o desafio significa uma validação do meu trabalho, e isso com certeza me deixa mais confiante para produzir modelos mais ousados e fora do comum, papel que acho necessário no mercado atual.

O que você projeta para o seu futuro profissional?
Pretendo continuar sempre estudando sobre o assunto para criar uma identidade própria de design (como podemos ver hoje com a linha Yeezy do Kanye West, por exemplo). Gostaria de ser reconhecido pelo meu estilo diferente do comum e de trabalhar com designs impactantes.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.