Top Shoes Brasil Group dá start em modelo de Indústria 5.0

25.08.2020 -

Foto: Divulgação
Gustavo Dal Pizzol
O Top Shoes Brasil Group (Campo Bom/RS), companhia de inovação especializada no fornecimento de novas matérias-primas para o calçado, deu início ao modelo da quinta revolução industrial, a chamada Indústria 5.0 — onde a Indústria 4.0 coloca a tecnologia inteligente na vanguarda da manufatura, a Indústria 5.0 é o aumento da colaboração entre humanos e sistemas inteligentes. A partir deste projeto, a empresa, reconhecida pela disrupção, expandirá sua infraestrutura em quatro vezes e criará novas frentes de negócios.

"O foco será a automação máxima dos nossos processos utilizando Inteligência Artificial dentro do parque fabril, aonde os equipamentos serão capazes de gerenciar a própria produtividade", afirma o CEO do Top Shoes Brasil Group, Gustavo Dal Pizzol.

O projeto de Indústria 5.0 está sendo montado em etapas e conta com grandes parceiros. A implementação de todo o modelo deve levar três anos. Porém, a estrutura física será entregue e inaugurada em janeiro de 2021.

Gate 3D

Dentro da criação de novas frentes de negócios a partir de seu modelo de Indústria 5.0, o Top Shoes Brasil Group prepara a apresentação de uma nova marca e sua inserção em um novo mercado. Trata-se do projeto Gate 3D, que contempla a instalação das mais modernas e avançadas tecnologias internacionais de impressão 3D no parque fabril da companhia em Campo Bom/RS. "É um projeto disruptivo e de grande impacto para o setor calçadista e diversos outros segmentos. Unir esta iniciativa à nossa capacidade de criar produtos contribuirá para que o Gate 3D cresça em uma velocidade impressionante", destaca Dal Pizzol, acrescentando que a iniciativa nasce em um momento propício. "É a hora em que nossos clientes precisam de produtos diferenciados para colocar no mercado com alta velocidade sem necessidade de investir em moldes", completa.

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Diversificação de mercados

Os investimentos nos projetos Indústria 5.0 e Gate 3D estão dentro do escopo de diversificação de mercados do Top Shoes Brasil Group. "Enxergamos na diversidade de mercados a melhor forma de trazer resultado para a nossa indústria. Não queremos ter mais de 40% nos nossos negócios apenas para um mercado, estamos crescendo nossa estrutura para poder abastecer muito bem a todos, mas ao mesmo tempo não estar refém de um único setor da economia. Quando o mercado se modifica, como está acontecendo agora, ele também se abre para novas empresas e novos modelos de negócios", explica Dal Pizzol.

Crescimento sustentado

O crescimento sustentado e a expansão dos negócios do Top Shoes Brasil Group, na avaliação do CEO da companhia, estão alicerçados na capacidade da empresa de pensar o mercado a partir de uma nova ótica. "Gostamos de sair do óbvio e surpreender nossos clientes com projetos diferenciados e autorais buscando apresentar propostas inovadoras o tempo todo. E entendemos que um único diferencial não é o suficiente para fazer a empresa performar nesse mercado do calçado que é muito dinâmico", sustenta.

Pensamento no futuro sem deixar de valorizar o passado

Por mais inovador e disruptivo que o Top Shoes Brasil Group seja, a companhia não deixa de valorizar o passado e a história da indústria brasileira do calçado. "De fato, um setor só pode crescer dentro do Pais quando não somente se orgulha do passado, mas tem a capacidade de se desenvolver no presente para assim enxergar e criar um cenário promissor com expectativas para o futuro", pontua Dal Pizzol. O executivo enxerga a empresa como um empreendimento que valoriza tudo o que já foi feito no setor, porém entende que há muito a ser construído ainda. "Queremos deixar nosso trabalho na história também, com humildade e respeito com todos. Temos sim a ambição e energia para levantar e levar nosso setor a um futuro promissor novamente. Vamos trabalhar para nos colocarmos de volta no jogo do cenário mundial", finaliza.

Bases do Top Shoes Brasil Group

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Gustavo Dal Pizzol

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gestão de alto desempenho: a empresa entende que uma equipe jovem com talento e diversidade dá maior velocidade em relação a média do mercado. A partir disso, a companhia instiga o desempenho máximo das pessoas dentro da capacidade e do talento de cada um. "No papel de gestor eu entendo que esse é um dos principais desafios que tenho, manter minha equipe motivada e se desenvolvendo melhor a cada dia. Talvez essa seja a maior fonte de crescimento do negócio", pontua Dal Pizzol.

Design, Tecnologia e Sustentabilidade: nenhum projeto pode ser desenvolvido dentro da companhia sem agregar estes três quesitos. "Perceba que excluímos a palavra Preço dos nossos projetos. Prefiro substituir ela por Valor Percebido. Dessa forma a criatividade não é limitada ao target e desse modo se a ideia for boa e gerar mais valor que o impacto do preço, nós apresentamos ela sempre como alternativa a nossos clientes", explica.

Comercial (capacidade técnica): a empresa acredita na qualificação técnica deste setor. "Esta área é na verdade um grande filtro entre o cliente e a empresa. Quando funciona bem, não aumenta o preço do produto. Ao contrario disso, ela reduz, pois evita desperdício e retrabalho, que são os grandes vilões das indústrias", argumenta Dal Pizzol.

Parcerias estratégicas com empresas de tecnologia: este é considerado um dos grandes atributos da companhia. "Temos a capacidade de unir os interesses de diferentes empresas, construindo projetos que geram visibilidade e colocam projetos inovadores para o mercado em conjunto com negócios de diferentes segmentos. Somos para muitos uma startup de inovação", sintetiza o CEO do Top Shoes Brasil Group.

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