Receita líquida da Arezzo&Co cai 55,3% no segundo trimestre

18.08.2020 - Michel Pozzebon / Jornal Exclusivo

A Arezzo&Co (Campo Bom/RS) divulgou, no dia 13 de agosto, os resultados do segundo trimestre de 2020 (2T20). No período, a holding das marcas Arezzo, Schutz, Anacapri, Fiever, Alme, Vans e Alexandre Birman, registrou uma receita líquida ajustada de R$ 175,9 milhões, o que correspondeu a uma queda de 55,3% no comparativo com o mesmo ínterim do ano passado. Por outro lado, a companhia contabiliza um crescimento de 200,3% em seu web commerce, com um faturamento de R$ 148,7 milhões — o que representou 71,8% do faturamento da empresa no mercado interno no trimestre.

Marca Arezzo

A marca Arezzo atingiu receita de R$ 81 milhões no segundo trimestre, uma retração de 64,5% em relação ao 2T19. Mesmo com grande parte de suas lojas fechadas durante seu principal período de venda no ano, o Dia das Mães, a brand obteve resultados significativos, atingindo 48% do faturamento do mesmo período do ano anterior, sendo 32% nas lojas físicas versus 2019 e um crescimento de 273% no web commerce.

Monomarca - franquias e lojas próprias

Refletindo a estratégia da companhia de fortalecimento das lojas monomarca, a rede de PDVs (pontos de vendas) Arezzo&Co (lojas próprias + franquias + web commerce) apresentou uma performance negativa de 46,7% nas vendas do sell out (venda direta ao consumidor final) no 2T20 em relação ao 2T19 devido ao fechamento temporário das lojas físicas desde março com reabertura parcila no final da primeira quinzena de junho. A performance de vendas nas mesmas lojas foi de -50,5% no 2T20, com principal impacto nos meses de abril e maio devido ao auge da pandemia. Atualmente, a Arezzo&Co conta com 643 lojas abertas (88% da rede) que registram uma média de faturamento em julho de 50% versus 2019. Além disso, a rede possui 42 lojas que chegaram a ser reabertas após o período de pico da pandemia, mas que foram fechadas com o agravamento de casos em suas cidades.

Multimarcas

No 2T20, o faturamento do canal multimarcas apresentou queda de 64,9% ante o 2T19, impactado principalmente pela interrupção do sell in (venda feita ao cliente varejista) durante a pandemia. A companhia também implementou ações de contingência no canal de multimarcas.

Agilidade e assertividade

Buscando a evolução e alavancagem de resultados das iniciativas omnichannel (estratégia de conteúdo multicanal), a Arezzo&Co está desenvolvendo internamente a sua ferramenta Order Management System (OMS), que possibilitará uma leitura ainda mais rápida e assertiva de todos estoques da rede - possibilitando o envio de produtos de lojas diferentes em um mesmo pedido. Além disso, a companhia lançou no início de agosto o piloto das entregas "Next Day". O projeto consiste na entrega no dia seguinte de pedidos feitos no web commerce até as 15 horas. No momento, os testes estão acontecendo na cidade de São Paulo/SP, com desdobramento em breve nas demais capitais do País.

Reestruturação da operação norte-americana

Ajustes definitivos na estrutura da Arezzo&Co nos Estados Unidos incluíram o fechamento de quatro lojas físicas deficitárias e redução do overhead (conjunto de despesas operacionais) de escritórios, showroons e equipe corporativa. Além disso, a empresa adotou nova estratégia de posicionamento da marca Schutz, de modo a atingir um mercado endereçável maior ("contemporary"), oferecendo melhor relação custo-benefício. A empresa também reporta forte aderência das lojas de departamento ao novo pricing (formação do preço de venda) proposto, com aumento expressivo das vendas sell in junto aos maiores clientes de wholesale (canal de distribuição do comércio varejista).

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