Riachuelo sustenta crescimento nos canais digitais no segundo trimestre

17.08.2020 - Redação Jornal Exclusivo

Para atravessar o período desafiador do mercado devido aos impactos da pandemia, o Grupo Guararapes (São Paulo/SP), proprietário da rede de lojas Riachuelo, concentrou seus esforços na melhoria da experiência do cliente. O resultado foi um crescimento significativo nos canais digitais mesmo após a reabertura gradual das lojas físicas, com uma representatividade de 46,1% das vendas totais de mercadorias no segundo trimestre de 2020 (2T20).

Para atingir esse patamar e seguir avançando na operação multicanal, a companhia concluiu a integração sistêmica de 100% dos estoques (Ship from Store). Em fase de implementação, a solução aumenta a disponibilidade e otimização das vendas on-line com o apoio das lojas físicas, que funcionam como hub logístico avançado. As vendas pelo WhatsApp e pelo Drive-Thru, presente em 100% do parque de lojas, também contribuíram para o resultado.

A otimização de despesas também foi destaque no período, em um momento em que a companhia mantém importantes investimentos estruturais em transformação digital. No segundo trimestre de 2020 as despesas operacionais decresceram 33% na comparação com mesmo período de 2019, somado à geração de caixa operacional de R$ 227,5 milhões. A receita líquida consolidada totalizou R$ 885,8 milhões no 2T20, 52,4% menor que os R$ 1.860,7 milhões apurados no mesmo período de 2019.

Investimentos

Com um patamar de investimento crescente mesmo em um cenário economicamente adverso no País, os investimentos do grupo em ativos fixos subiram para R$ 160 milhões no semestre, ante R$ 146 milhões relativos ao mesmo período de 2019. Destes, R$ 142,8 milhões (89%) foram destinados à Riachuelo e Midway, sendo R$ 103 milhões para infraestrutura de TI, R$ 12,8 milhões alocados em lojas novas e R$ 8,8 milhões direcionados para o e-commerce.

Marketplace

Alinhado à visão de negócio sem fronteiras, a companhia mantém para 2020 o início das parcerias com varejistas e indústrias para o seu marketplace. O lançamento faz parte da estratégia de construção da plataforma de moda e lifestyle baseada na boa capacidade de gestão de marcas do grupo.

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