Sebrae elabora protocolo de retomada para pequenos negócios do varejo da moda

07.08.2020 - Redação Jornal Exclusivo

Com a reabertura gradual de algumas atividades econômicas no País, o Sebrae elaborou um conjunto de protocolos de retomada para 14 macrossetores, que englobam os segmentos mais atingidos pela crise provocada pela pandemia da Covid-19. São setores que, juntos, representam 73% do universo de pequenos negócios brasileiros. Um deles é o varejo da moda, que inclui vestuário, calçados e acessórios, e que precisa retornar de forma segura e com a aplicação adequada de procedimentos de segurança e higiene.

O Sebrae compreende que a liberação do funcionamento dos estabelecimentos depende, fundamentalmente, das condições específicas de cada localidade. Por isso, a primeira grande recomendação é para que os empresários fiquem atentos aos decretos e demais regulamentos vigentes na sua região e caso, exista divergência de informações entre as medidas estaduais e municipais, optem por seguir a orientação mais rígida, de preferência aquelas que estão em sintonia com as recomendações das autoridades oficiais de saúde, como Organização Mundial de Saúde (OMS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde, dentre outras.

Controle rígido

Para a reabertura das lojas físicas, é fundamental o controle rígido de segurança e higiene tanto para a equipe de colaboradores e fornecedores, quanto para os clientes. Para o coordenador de Comércio e Mercado, do Sebrae/PR, Lucas Hahn, o protocolo de retomada é um instrumento importante para evitar a propagação da pandemia. “É importante que o empresário passe confiança para o consumidor que se dirige até seu estabelecimento. São medidas teoricamente simples, mas que exigem uma rotina de cuidados”, reforça.

Entre elas, ele destaca a disponibilização de álcool em gel 70% na entrada do estabelecimento, nos caixas e em pontos estratégicos; o uso obrigatório de máscaras, tanto dos clientes quanto dos funcionários; a aferição de temperatura dos clientes e evitar aglomerações.

Redes sociais

Outra dica é utilização das redes sociais para a propagação de todas as medidas de segurança adotadas. “Neste período de pandemia é fundamental ser minimalista. Quanto menos produtos expostos na loja, mais fácil fica de higienizar o ambiente”, diz. Para isso, é preciso treinar os vendedores para que fiquem atentos em oferecer e informar sobre a existência de outras opções de produtos no estoque.

A quarentena também é válida para as peças de roupas, conforme o coordenador. O ideal é que elas retornem para venda após os cuidados sanitários terem sido atendidos. A higienização também se estende para os vestuários, após cada troca. “O empresário que fizer sempre mais do que o exigido em cada município sai na frente e ganha ainda mais credibilidade do cliente”, reforça o coordenador. O protocolo de retomada do Varejo da Moda aponta as principais recomendações e orientações para a reabertura de funcionamento para os colaboradores, para o local de trabalho, para os clientes e fornecedores.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.