Pandemia obriga 69% das pequenas empresas ajustarem operação

04.08.2020 - Redação Jornal Exclusivo

A Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios na Crise, realizada pelo Sebrae RS entre os dias 03 e 12 de julho, mostra que o total de pequenos negócios gaúchos que precisaram fazer ajustes na operação em função da pandemia da Covid-19 chega a 69%, ou seja, praticamente duas em cada três empresas. Isso porque 40% deles estão funcionando com a estrutura física adaptada, 17% recorreram à Internet, aplicativos ou passaram a usar ferramentas digitais para não fechar ou terem perdas maiores de faturamento.

"Reposicionar-se com rapidez neste momento de crise aguda é fundamental, pois a demora na tomada de decisões pode ser fatal, levando ao esgotamento dos recursos da empresa", analisa o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy.

Comércio

Entre os setores que mais investiram em adaptações está o comércio, em que 45% das empresas estão com a estrutura física remodelada. O setor de serviços é o mais afetado, pois uma em cada três empresas está impossibilitada de funcionar. Isso acontece por conta dos decretos governamentais que ampliaram as restrições de funcionamento em várias regiões do Estado. As que estão abertas representam 73% do setor. Dessas, 40% estão com a estrutura adaptada.

Mais dados da pesquisa realizada pelo Sebrae RS

Funcionamento:

Indústria
15% não;
85% sim.

Comércio
14% não;
86% sim.

Serviços
27% não;
73% sim.

Em que formato a empresa está funcionando?

Indústria
39% com estrutura adaptada;
11% delivery e take away;
32% sem alteração no formato;
18% com ferramentas digitais.

Comércio
45% com estrutura adaptada;
11% delivery e take away;
27% sem alteração no formato;
17% com ferramentas digitais.

Serviços
40% com estrutura adaptada;
13% delivery e take away;
31% sem alteração no formato;
16% com ferramentas digitais.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.