Sustentabiidade: marcas que entenderam a necessidade de cuidar do planeta

22.07.2020 - Fabio S. Sandes, especial para a Revista Lançamentos

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Pandemia acelerou a busca imediata das brands por soluções concretas e relevantes

Já nos primeiros dias do isolamento social, foi possível ver em diversos lugares do mundo como a pausa no ritmo de produção frenético fez bem para o meio ambiente. O céu sem poluição, as águas mais limpas, a volta de alguns animais para ambientes urbanos. Esse fenômeno encantou pessoas em todo o globo e tornou mais evidente a necessidade iminente de se cuidar do meio ambiente.

No mundo da moda, as questões relacionadas à sustentabilidade estão em voga há muitos anos e essa
pandemia da Covid-19 fez despertar para a necessidade imediata de soluções concretas e relevantes. Assim, projetos e ideias foram acelerados e apareceram soluções com diferentes apelos em todos os setores da moda. Destacamos cinco exemplos inovadores e com conceitos contemporâneos para discutirmos aqui.

Antes de apresentá-los, vamos tentar uma novidade por aqui. Outra grande consequência da pandemia,
foi a relevância do mundo digital. Tudo passou a ser on-line. Mas essa é uma revista impressa. Assim, para tentarmos incluir a riqueza de conteúdo do contexto digital para a matéria, fizemos links especiais, fáceis de digitar, com os sites de cada um dos cinco exemplos mencionados aqui. Assim, convidamos os leitores a abrirem os navegadores e digitarem os endereços para conhecer mais sobre os casos discutidos a seguir.

A Carbios é uma empresa francesa, focada no desenvolvimento tecnológico de soluções para sustentabilidade. Ela desenvolveu e lançou uma novidade incrível para todos os mercados que usam o maior vilão do meio ambiente: o plástico! Eles desenvolveram um processo de reciclagem de qualquer tipo de plástico a partir do uso de enzimas. Assim, eles conseguem reciclar 90% de todos os plásticos em partículas novas. Com essa tecnologia, os plásticos podem ser reciclados infinitamente, algo que promete aumentar muito o aproveitamento e reaproveitamento desse material. Veja com detalhes, acessandoo o link.

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Nike Space Hippie
A Nike anunciou o lançamento de uma coleção de calçados superespecial, chamada de Space Hippie. Os calçados são construídos a partir do reaproveitamento de diversos materiais usados pelas pessoas, como resquícios de camisetas, fios reaproveitados, espumas e diversos outros materiais. Com cerca de 90% do calçado feito com reaproveitamento de materiais, é o tênis com menor pegada de Carbono no mundo. Para quem não conhece esse conceito, a pegada de Carbono é uma medida usada para identificar o impacto do material criado no meio ambiente. Quanto menor e mais próximo de zero, melhor. Veja que legal todo o projeto de criação no link.

A Puma inovou e lançou uma coleção onde levou a questão dos materiais biodegradáveis ao máximo: toda a coleção se biodegrada com o tempo. Com o sugestivo nome de Design to Fade (algo como desenhada para sumir), toda a coleção é biodegradável, inclusive os tipos de tingimentos escolhidos para as peças que vão sumindo com o passar do tempo (e a ação dos micro-organismos). Essa coleção foi apresentada como um conceito, numa espécie de galeria virtual, mas os produtos foram efetivamente desenvolvidos e lançados. Para acessar e conhecer todos os detalhes, acesse o link.

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Calçado com membrana da alemã Sympatex
A Sympatex, empresa alemã que produz membranas para calçados e roupas impermeáveis, há anos trabalha para oferecer ao mercado membranas recicláveis, um produto que, normalmente, é muito difícil de ser retrabalhado, por envolver diversos componentes diferentes. Com um investimento contínuo, conseguiram desenvolver soluções que são recicláveis, inclusive com os tecidos aos quais são agregados. Recentemente, anunciaram parceria com start-ups de reciclagem para poder oferecer aos seus clientes e aos mercados em que atua soluções que fecham o ciclo de sustentabilidade nos produtos impermeáveis. Leia mais informações no link.

Falando em pegada de Carbono, a AllBirds investiu pesado nesse conceito. A empresa que é conhecida pelo design minimalista e prevalência do conforto, tem lançado nos últimos anos calçados feitos
exclusivamente com materiais vindos da natureza, como lã, fios de bambu e até da cana de açúcar. Para destacar essa característica, e mostrar o seu comprometimento com a sustentabilidade, eles passaram a divulgar a Pegada de Carbono de todos os seus modelos. Inspirados nos rótulos de composição nutricional dos alimentos, a marca acredita que mostrar claramente qual o impacto de cada modelo traz transparência e comprometimento para o mercado. E eles têm razão. Saiba mais, visitando o link.

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