Senai usa produção enxuta para confeccionar máscaras

10.07.2020 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Divulgação
Instituição implantou o Learn Manufacturing no processo produtivo dos itens de proteção
O Instituto Senai de Tecnologia em Madeira e Mobiliário, sediado em Bento Gonçalves/RS, implantou na sua linha de produção de máscaras, produzidas e doadas ao Hospital Tacchini da cidade, o sistema Lean Manufacturing (produção enxuta, na tradução para a língua portuguesa). O resultado surpreendeu. “Nossa meta era produzir 10 mil máscaras de SMS (não tecido usado em EPIs). Porém, com o uso da ferramenta, em curto espaço de tempo, foram feitas 23,5 mil máscaras”, ressalta Rafael Brunelli, gerente do instituto.

A ferramenta usada foi o Fluxo Contínuo que busca reduzir etapas, esforços, tempos e custos desnecessários. Permite diminuir esperas e estoques, eliminar filas e trabalhar de acordo com o ritmo da demanda.

Outra ação do instituto com a Prefeitura de Bento Gonçalves por meio da Coordenadoria da Mulher e Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes) confeccionou máscaras de algodão e TNT para serem distribuídas na comunidade.

Demais ações

O Senai disponibilizou sua estrutura de laboratório de costura e também o acompanhamento técnico para o trabalho com voluntários da Sedes. Foram produzidas mais de 1,2 mil máscaras, que serão distribuídas nos cinco Centros de Convivência da cidade gaúcha, para atendimento de alunos de 6 a 16 anos do contraturno escolar, e outras 3 mil que estão chegando na população de vulnerabilidade social. Outras 11 mil máscaras serão distribuídas nas redes municipal e estadual de ensino.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.