Novo cenário econômico exigirá reinvenções

08.07.2020 - Nicolle Frapiccini/Jornal NH

Ao longo da terça-feira, a programação do espaço eMerkator Talks no SICC digital teve dez atrações, entre palestras e painéis. Uma delas, mediada pela jornalista e assessora de imprensa da Merkator, Marta Araújo, abordou o cenário econômico. O tema foi debatido pelos professores da Universidade Feevale, Lisiane Fonseca da Silva e José Antônio Ribeiro de Moura.

O momento atual foi definido por Moura como um cenário de guerra com uma bomba de efeito paralisante. "Todos perdem e cada um vai ter que colaborar. A boa notícia é que é um problema mundial e acredito que a demanda pode retornar no segundo semestre", fala, ao defender que o governo federal não pode ter receio de gastar.

Lisiane também defende que em um período de crise severa é inevitável que se tenha atuação do Estado. "Ele precisa estar mais presente porque a economia recuou. E as proporções são diferentes para cada nação, assim como as políticas econômicas e fiscais", destaca, ao falar que o Brasil precisa estar muito atento as oportunidades e a reorganização dos players. "Vamos ter que nos reinventar. Existe hoje um novo mercado associado ao novo olhar do consumidor."

Liquidações
Interligado como a economia, a produção do setor calçadista é impactada diretamente pelo varejo. E Moura acredita que as quedas nas vendas, sentidas fortemente nos últimos meses, principalmente, em função do abre e fecha das lojas físicas como medida para evitar o avanço da Covid-19, não serão recuperadas rapidamente. "Varejistas precisam ter cuidado com as liquidações. Essa alternativa deve ser usada de forma técnica para não comprometer o capital de giro da empresa. E em produtos sazonais, preferencialmente", finaliza.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.