Inspiramais tem nova data e será 100% on-line

18.06.2020 - Nicolle Frapiccini/Jornal NH

Agora é definitivo: o Inspiramais - Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina será realizado em três dias no mês agosto e será 100% on-line. A mudança na data e no formado da mostra foi revelada com exclusividade, no início da noite de ontem, pela superintendente da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assinteval), Ilse Maria Biason Guimarães, ao Jornal NH.

"O comunicado oficial deve ser feito nos próximos dias. Essa edição será interativa, experimental e moderna. Estamos trabalhando com um desenho no qual teremos 200 empresas. Vai ser um exemplo internacional e optamos por dar continuidade em mais um dia até para aproveitarmos mais a questão de sermos um plataforma e as facilidades virtuais", afirma Ilse, ao se referir a mudança de dois para três dias nessa edição.

A superintendente frisa que tudo é muito novo neste momento. "O fato de realizarmos essa edição 100% on-line não quer dizer que não vamos retomar para o formato presencial. A Assintecal nunca pensa sempre "on", pensamos "e". Na edição de janeiro, vamos ter o lado físico. Quem sabe alinhamos as vantagens dos dois: da plataforma virtual com as da mostra presencial", comenta Ilse.

Mudanças
Prevista inicialmente para julho, a 21ª edição do Inspiramais já havia sido transferida para 5 e 6 de agosto no final de março. Depois na metade de maio, o Salão passou para os dias 2 e 3 de setembro. Na ocasião, Ilse disse que o Inspiramais iria além de tudo que já havia sido feito nos últimos dez anos, mas não chegou a confirmar que a edição seria on-line. Entretanto, a superintendente falou que os detalhes seriam confirmados em breve.

Vitórias na trajetória da entidade
A Assintecal celebrou na semana passada os 37 da entidade em defesa dos interesses das empresas de componentes para couro, calçados e artefatos. E ao longo dessa trajetória, principalmente nas últimas duas décadas, Ilse cita três importantes conquistas: a cultura do design, sustentabilidade e o Inspiramais. "Incluímos a cultura do design dentro das empresas. Em 2002, não tínhamos centros de desenvolvimento nas empresas. Hoje, não tem negócio que não tenha um núcleo de design. A sustentabilidade também já conseguimos que fosse trabalhada não só entre as empresas de componentes e, sim, na cadeia produtiva. Outra, é o Inspiramais."

Fase atual é de instabilidade
O momento atual delicado é o foco da atuação da entidade até o final do ano. "A fase é de instabilidade. Sabemos que talvez tenhamos que mudar o mindset e de alguns negócios. Estamos focados em pensarmos como as empresas podem sobreviver a essa crise e saírem melhores."

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.