Gucci rompe com o calendário de moda convencional

10.06.2020 - Redação Jornal Exclusivo

Em meio à pandemia do novo coronavírus, muito se fala em novos formatos para apresentar coleções de moda. A italiana Gucci, por exemplo, já anunciou que não acompanhará mais as estações e irá desfilar apenas duas vezes por ano, fora do calendário tradicional. Em abril, Saint Laurent já havia abandonado o lineup do Paris Fashion Week para estabelecer um ritmo próprio para exibir criações.

O diretor criativo da Gucci, Alessandro Michele, já era um dos estilistas que questionavam o formato das semanas de moda. Pressionado a criar uma coleção para cada evento, constantemente criticava os prazos apertados.

Com a crise instalada por conta da Covid-19, surge a necessidade de que as marcam pensem em passarelas independentes. A mudança da Gucci foi anunciada pelo Instagram em uma espécie de diário.

“Abandonarei o ritual desgastado das sazonalidades e shows para recuperar uma nova cadência, mais próxima da minha ligação expressiva”, declara Alessandro Michele. “Nos reuniremos apenas duas vezes por ano para compartilhar os capítulos de uma nova história. Capítulos irregulares, alegres e absolutamente gratuitos, que serão escritos misturando regras e gêneros, alimentando-se de novos espaços, códigos linguísticos e plataformas de comunicação”, completa a publicação.

De acordo com o post, a marca vai apostar cada vez mais em performances com conexões artísticas e musicais. “Viajar além das fronteiras, reconectando a fragilidade ao infinito”, conta o estilista.

Compromisso com planeta
Na segunda-feira, 8, a Gucci lançou um novo perfil no Instagram e atualizou um site para enfatizar seu compromisso em gerar impacto positivo nas pessoas e firmar seu comprometimento com o planeta. Já ontem, a grife italiana publicou seus resultados de lucros e perdas ambientais (EP&L) de 2019, revelando uma reducao substancial (-21%) em seus impactos totais ano apos ano.

Abrindo um novo caminho a partir dos outros canais de conteudo digital da marca, o Instagram e o site da Gucci Equilibrium conversam com um grupo curioso, consciente e motivado de pessoas, a #GucciCommunity.

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