Projeto auxilia fábricas a venderem na Internet

29.05.2020 - MICHEL POZZEBON

A indústria calçadista de Franca/SP ficou paralisada por três semanas e com o comércio fechado, empresários precisaram se reinventar para desencalhar os estoques e conseguir fluxo de caixa durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O projeto, Ação de Liquidação de Estoques da Indústria Calçadista de Franca, criado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no polo calçadista paulista ajuda empresários do setor a entrarem no comércio on-line. Com o objetivo de liquidar os estoques parados e reduzir o impacto da crise na indústria do calçado, a projeção é atingir vendas superiores a R$ 7 milhões.

"Esse é o momento que estamos preparando a indústria para esse novo cenário no mercado", explica a gestora de Projetos do Sebrae de Franca, Izabela Bérgamo.

Eric Rada, da Calçados Rada, é um dos empresários que buscou apoio. Há 30 anos no ramo, diz que nunca enfrentou uma crise como esta. Antes da Covid-19, eram produzidos 400 pares de sapatos. A produção caiu para 120. "Entendemos que é uma turbulência e que é natural devido à crise que estamos vivendo. As fábricas estão precisando, estão com a coleção de inverno parada", comenta.

para reduzir impactos do desemprego

Uma pesquisa feita pelo Sindicato das Indústria de Calçados de Franca (Sindifranca) mostrou que o setor calçadista da cidade deve demitir 5 mil funcionários até o fim do mês de maio.

O empresário Leonardo Martins Sandoval já precisou demitir 12 empregados. Na fábrica dele, 4 mil pares de sapatos estão parados devido à falta de compradores. Sandoval objetiva nas vendas pela Internet uma saída para manter os outros funcionários. "Nós temos que reinventar a nossa indústria. Isso é importante porque o pessoal vai comprar hoje é dentro de casa, já que não está podendo abrir lojas", diz.

Mais sobre o PROJETO

- Uma das propostas do projeto é liquidar estoques e gerar caixa para as indústrias no momento da pandemia;

- Entre os objetivos da iniciativa está acelerar a transformação digital e a venda direta a consumidores pelo mecanismo de e-commerce;

- O projeto também busca fortalecer a indicação geográfica de Franca no território nacional.

Entre os parceiros locais da iniciativa estão Sindicato da Indústria de Calçados de Franca/SP, Associação do Comércio e Indústria de Franca (Acif) e Prefeitura de Franca.

Mais informações sobre o projeto com Izabela Bérgamo, do Sebrae, pelo e-mail: izabelabsr@sebraesp.com.br.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.