Substâncias restritas e exportações de calçados são temas do Happy Hour do IBTeC

27.05.2020 - Redação Jornal Exclusivo

O Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos - IBTeC - realiza nesta quarta-feira, 27 de maio, às 17 horas, mais uma edição do Happy hour com Tecnologia no formato de live, transmitida pelos canais da instituição no Youtube e no Facebook.

“A sustentabilidade como fator decisivo para a exportação de calçados: atualizando o tema substâncias restritas" será o tema do encontro, que será mediado pelo vice-presidente executivo da instituição, Valdir Soldi, e terá como debatedores Carlos André Carvalho, gerente de desenvolvimento sustentável da Grendene, e Mônica Debarba, desenvolvedora de produtos da PVC Sul.

Carlos André Carvalho é engenheiro amienal, mestre em Engenharia de processos químicos com ênfase em produção mais limpa, com formação Black Belt (Seis Sigma) e liderança para transição pela Schumacher College. É gerente de desenvolvimento sustentável da Grendene há 8 anos, e atua na área de meio ambiente e sustentabilidade há aproximadamente 20 anos.

Mônica Debarba é técnica química formada pela Fundação Liberato. Atua no mercado de PVC há 37 anos, especialmente com materiais voltados às aplicações em calçados, com destaque para o PVC expandido microcelular, onde a PVC Sul foi pioneira no Brasil. Em suas áreas de atuação destacam-se pesquisa e desenvolvimento de produtos, controle de qualidade, assistência técnica, desenvolvimentos e aplicações para a indústria calçadista, moveleira, automotiva e peças técnicas em PVC.

No encontro, o IBTeC vai apresentar ações estratégicas da instituição para apoiar as indústrias na área de certificação (com infraestrutura, qualificação de sua equipe, disseminação do conhecimento, acreditações e testes de proficiência). Também será falado sobre as legislações de diferentes partes do mundo, e as diferenças quanto aos requisitos para substâncias restritas: obrigatoriedade, limites e incidência nos materiais. Um pouco do trabalho da comissão de substancias restritas do CB-11 está fazendo e os cases de Grendene e PVC Sul.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.